Manter-se saudável e ativo

Aqui pode dispor de um conjunto de recursos para promover a sua saúde e que o poderão ajudar e melhorar o seu nível de literacia em saúde.

Lembre-se: Cuide de si. Cuidar de um ente querido pode não ser um papel simples, pode conduzi-lo inclusivamente a uma situação de exaustão, mas é importante valorizar a sua qualidade de vida e bem-estar. Um cuidador que se sinta bem, física e psicologicamente, irá não só sentir-se melhor e, prestar melhores cuidados, como evitará a institucionalização da pessoa cuidada.

A atividade física é essencial para manter um nível apropriado de saúde e bem-estar, especialmente se dedica muito do seu tempo e esforço à prestação de cuidados. A prática regular de exercício físico ajuda a relaxar, a ganhar algum tempo pessoal e a lidar com o stress. A longo prazo, ajuda a reduzir o risco de doenças crónicas relacionadas com acidentes vasculares, hipertensão e diabetes, entre outras.

Isto não significa que tenha de ir a um ginásio ou frequentar aulas para a prática de desporto, pois muitas vezes é complicado conciliar as suas tarefas enquanto cuidador com outras atividades pessoais. O mais importante é manter-se ativo regularmente e evitar comportamentos que possam influenciar negativamente a sua saúde.

Alguns conselhos para manter e melhorar a sua condição física:

  • Transforme o exercício numa atividade social: a atividade física é mais divertida se for feita com companhia. Corra com amigos e faça ginástica em grupo. Isto permite-lhe conhecer pessoas e fazer novos amigos.
  • Crie uma rotina: praticar atividade física não deve ser aborrecido, contudo é importante estar inserido numa rotina. Isto ajuda-o a organizar o dia a dia e as suas tarefas como cuidador, bem como a ter uma vida mais estruturada.
  • Limite o tempo dedicado a atividades passivas: ver televisão ou navegar na internet é divertido, mas procure evitar que se transformem nas atividades principais nos tempos livres. O corpo precisa de movimento!
  • Utilize meios de transporte alternativos. Todos conhecemos a importância que os carros têm para uma série de tarefas, mas não se esqueça: sempre que possível, utilize os transportes públicos, ande a pé ou de bicicleta.
  • Aumente a atividade física gradualmente. Lembre-se de respeitar os seus limites físicos e não esgote o seu corpo. Se quer aumentar o nível de atividade, trace um plano cujos objetivos possam ser alcançados gradualmente e num prazo razoável.
  • Lembre-se de consultar o médico de família ou profissional de saúde sobre o tipo e a quantidade de atividade física que melhor se adequam ao seu corpo.
  • Não se esqueça de ir regularmente ao médico e esteja atento aos sinais que o seu corpo lhe transmite e que possam estar relacionados com um nível elevado de stress ou problemas de saúde. Deve evitar adiar a marcação de consultas e verificar o seu estado de saúde com frequência.

Aqui pode dispor de um conjunto adicional de recursos promover a atividade física.

Fonte: INFORMCARE