Oferta formativa

A oferta formativa está disponível em duas modalidades: Online e presencial e é destinada aos Cuidadores, Pessoa Cuidada e Profissionais. Neste portal terá brevemente acesso a mais informações sobre estas duas modalidades.

Curso disponível online: "Gestão segura do medicamento"

A adoção de comportamentos responsáveis e seguros, na utilização dos medicamentos, tornou-se essencial no desempenho das funções do cuidador informal.

Para si, que é cuidador informal, disponibilizamos um curso online gratuito, sobre o “Uso Seguro e Responsável do Medicamento", disponível desde o dia 22 de julho, na Plataforma NAU (Ensino e Formação à Distância). Para aceder a este curso tem de se registar na Plataforma NAU.

Guias

Programas

  • RHAPSODY - Informação e suporte a cuidadores de pessoas com demência de início precoce (Joint Programme – Neurodegenerative Disease, 2017)

Manuais

Pessoas dependentes

  • Manual do Cuidador Informal de Utentes Dependentes (Ministério da Saúde, ARS Norte, I.P., ACES Espinho/Gaia, Unidade Saúde Familiar Anta, 2014)
  • Cuidados à pessoa dependente: promoção do autocuidado e lazer (Governo Regional dos Açores, Direção Regional da Solidariedade Social, Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, 2016)
  • Incontinência Urinária no Idoso (Governo Regional dos Açores, Direção Regional da Solidariedade Social, Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, 2016)
  • Prevenção de Úlceras por Pressão (Governo Regional dos Açores, Direção Regional da Solidariedade Social, Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, 2016)
  • Cuidados à pessoa dependente (Governo Regional dos Açores, Direção Regional da Solidariedade Social, Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, 2016)
  • Cuide de si, Cuide dos seus (Governo Regional dos Açores, Direção Regional da Solidariedade Social, Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, 2016).

Prevenção de quedas

Demência

Saber mais