Voltar 12929:SRV:CES:FDS_InfoAdicionais
Esqueceu-se do PIN da Chave Móvel Digital?
Esqueceu-se do PIN da Chave Móvel Digital?
Caso se tenha esquecido do código PIN da sua CMD, mesmo que a CMD não esteja bloqueada, dirija-se a um Espaço Cidadão e peça um novo código PIN.
Em alternativa, pode autenticar-se com Cartão de Cidadão no portal autenticação.gov para solucionar por si o problema da seguinte forma:
- Inicie sessão e entrar na área reservada do portal autenticação.gov
- Cancele a sua CMD atual
- Crie, logo de seguida, uma nova CMD
Pode associar o mesmo número de telemóvel e Cartão de Cidadão à nova CMD.
Esqueceu-se do PIN de assinatura digital da Chave Móvel Digital?
Se se enganar 5 vezes seguidas no código PIN de assinatura, ou no código de segurança que recebe em resposta ao tentar assinar com a Chave Móvel Digital, a função de assinatura digital da CMD vai ficar inativa. No entanto, a Chave Móvel Digital continua a funcionar normalmente para se poder autenticar.
Reativar a assinatura digital da CMD na internet
Vai precisar de se autenticar com Chave Móvel Digital ou com Cartão de Cidadão.
Caso se tenha esquecido do código PIN de assinatura digital da CMD, ou se a função de assinatura digital ficou inativa, pode reativar a assinatura digital da sua CMD no portal autenticação.gov. Siga os passos seguintes:
- Inicie sessão e entre na área reservada do portal autenticação.gov
- Escolha o separador “A Minha Chave Móvel Digital”
- Clique no botão “EDITAR” em Assinatura Digital
- Se o estado da assinatura digital estiver ATIVO, escolha INATIVO, e depois guardar.
- Certifique-se de que o estado da assinatura digital está INATIVO. Clique no botão editar, escolha a opção ATIVO, defina um novo código PIN de assinatura digital, e escolha guardar.
- Receberá, de seguida, um código de segurança no telemóvel para validar a operação.
Reativar a assinatura digital da CMD num balcão de atendimento
Dirija-se a um Espaço Cidadão e peça para reativarem a função de assinatura digital da sua CMD.
.