542:SRV:CES:FDS_Como

Como se pode Revalidar a carta de condução?

Veja se precisa de atestado médico ou de certificado de aptidão psicológica (CAP)

Comece por verificar se precisa de apresentar atestado médico ou certificado de aptidão psicológica (CAP). Se precisar de apresentar algum destes documentos, deve obtê-los antes de pedir a revalidação, quer vá fazer o pedido pela internet ou num balcão de atendimento.

Se precisar de atestado médico, é o próprio médico que o envia por email para o IMT. Quanto ao CAP, deve digitalizá-lo e enviá-lo ao fazer o pedido pela internet, ou levá-lo consigo se for pedir a revalidação num balcão de atendimento.

Através da internet

  1. Entre na sua área pessoal do site do IMT.
  2. Escolha a opção “Condutores” e, em seguida, “Carta de Condução”.
  3. Siga as instruções que aparecem no ecrã.

Ao fazer este pedido pela internet, pode ter de enviar um certificado de aptidão psicológica (verifique se precisa de certificado de aptidão psicológica). Não tem de apresentar mais nenhum documento.

No local

Quando for fazer o pedido, deve levar:

Pode pedir o CAP a um psicólogo ou pedir o CAP ao IMT. Se precisar de atestado médico, é o próprio médico que o envia por email para o IMT.

Irá receber a nova carta na sua morada que indicar

Se não estiver ninguém nessa morada para receber a nova carta, poderá ir levantá-la aos correios num prazo de 5 dias. Depois disso, fica disponível na Direção Regional ou Distrital de Mobilidade e Transportes da sua área de residência.

Se pedir a revalidação pela internet, irá receber a nova carta no prazo de 10 dias.

Se pedir a revalidação nos balcões do IMT, irá receber a nova carta no prazo de 8 dias. Noutro serviço de atendimento, o prazo para a receber é de 25 dias.