angle-left
angle-left 687:SRV:CES:FDS_Como

Como se pode Obter informações sobre a adoção internacional?

A adoção internacional caracteriza-se pela deslocação de uma criança, do seu país de residência habitual, para outro país, em consequência da sua adoção, ou com vista a ser adotada por pessoas aí residentes. Implica sempre um processo de cooperação entre dois Estados: o Estado de origem e o Estado que recebe a criança. Portugal é simultaneamente país de origem e país de acolhimento de crianças.

Portugal como país de origem

As crianças encaminhadas para adoção internacional estão sujeitas, em termos de definição do projeto de vida, aos mesmos critérios das crianças encaminhadas para adoção nacional. Não é permitida a colocação no estrangeiro de crianças, com vista à adoção, quando se mostrar viável a sua adoção a nível nacional.

Portugal como país de acolhimento

Os candidatos a adotantes, de uma criança de outro país, estão sujeitos a um processo de avaliação idêntico ao da adoção nacional. Para a adoção internacional avalia-se ainda a aptidão dos candidatos para lidar com as diferenças culturais (língua, costumes, religião, questões étnicas), de modo a facilitar a integração familiar das crianças.