875790432:ORG:SIOE:FDE_Descricao

A Agência Nacional de Inovação (ANI) tem como missão apoiar a inovação tecnológica e empresarial em Portugal, através da promoção de uma maior e melhor colaboração e cooperação entre a academia e a indústria, nomeadamente as Pequenas e Médias Empresas (PME). Contribui, desta forma, para a consolidação do Sistema Nacional de Inovação (SNI) e para o fortalecimento da economia nacional nos mercados globais, bem como para posicionar Portugal no grupo de países fortemente inovadores da União Europeia no início da próxima década. 

Visão: Contribuir para posicionar Portugal no grupo de países fortemente inovadores da União Europeia no início da próxima década.

A I&D e a inovação são fundamentais para o desenvolvimento das sociedades a longo-prazo. A aprovação da estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal 2018-2030 (RCM 25/2018) mostra o compromisso governamental para colocar a inovação como motor do crescimento económico do país, estimulando maiores níveis de produtividade, de mais emprego mais qualificado e a promoção de níveis mais elevados de qualidade de vida em Portugal. As metas fixadas nesta estratégia para o investimento privado em I&D (1,8% do PIB até 2020 e 3% até 2030, tendencialmente suportados em 2/3 pelas empresas) e para a criação de emprego qualificado (mais 25.000 novos empregos nas empresas em ciência e tecnologia, até 2030) constituem desafios para os quais a ANI está mobilizada, através de uma organização interna adequada e qualificada e da definição de objetivos ambiciosos e mobilizadores em termos de atuação.

A resposta a estes desafios exige uma Agência Nacional de Inovação moderna, usando instrumentos eficientes e desmaterializados compatíveis com a nova era digital, quer na sua gestão interna, quer na interação com os seus stakeholders, que contribua para tornar Portugal um país atrativo para inovar, mas também para investir e desenvolver um projeto de vida, onde se desenvolvam novos produtos, serviços ou soluções que deem resposta aos problemas societais.