Atendimento nas Lojas de Cidadão
As Lojas de Cidadão permitem a cidadãos e empresas tratarem de vários assuntos e serviços, no mesmo espaço, em balcões de entidades públicas e privadas.
Nesta página também encontra informações sobre:
- medidas de contenção da COVID-19
- atendimento presencial nas Lojas de Cidadão
- como tirar uma senha digital online
- acompanhar o andamento das senhas digitais.
Nota: Alguns balcões ainda exigem o agendamento. Confirme na página Locais de Atendimento de Serviços Públicos quais os balcões que estão a funcionar com agendamento.
O atendimento presencial nas Lojas de Cidadão está a funcionar com e sem marcação prévia, dependendo dos serviços.
No entanto, o agendamento é recomendado e pode fazê-lo, para algumas entidades, através da plataforma SIGA (também disponível em app para Android e iOS).
O atendimento sem marcação prévia nas Lojas de Cidadão está limitado ao número de senhas disponíveis para cada balcão.
As senhas podem ser tiradas online, através das páginas das Lojas de Cidadão no ePortugal. Aceda à página Locais de Atendimento de Serviços Públicos, utilize o filtro para escolher “Lojas de Cidadão”, clique na loja onde quer fazer o serviço e, depois, carregue no botão “Balcões e Senhas”.
Também pode tirar senhas na plataforma SIGA e na SigaApp (Android e iOS) para os serviços relacionados com o Cartão de Cidadão, Passaporte, registo de nascimento, registo de óbito e registo automóvel.
Após tirar a senha, pode receber um alerta por SMS quando se aproximar a sua vez.
Para isso, envie uma mensagem para o número 3838 com o seguinte texto e formato: SIGA (espaço) [CÓDIGO DA SENHA] (espaço) [NÚMERO DE SENHAS DE ANTECEDÊNCIA COM QUE QUER RECEBER O ALERTA]. Ex: SIGA 1234567 8. O código da senha está indicado na senha que receber na loja ou por sms ou e-mail.
Informação atualizada a 27 de abril de 2022