Atendimento nos Espaços Cidadão

Os Espaços Cidadão reúnem serviços públicos de várias entidades num único balcão. Neste balcão pode ativar a Chave Móvel Digital, alterar a morada do Cartão de Cidadão ou renovar a carta de condução, entre outros.

No Espaço Cidadão um/a assistente ajuda a fazer o serviço, explicando-lhe cada passo do início ao fim. Assim, se quiser, pode fazer o serviço em casa numa próxima vez.

Existem Espaços Cidadão com um atendimento mais especializado, como os Espaços Cidadão Jovem (Lisboa e Braga) e os Espaços Cidadão integrados nos Centros Nacionais de Apoio à Integração de Migrantes - CNAIM (Lisboa e Porto). Estes balcões prestam serviços e informações adaptadas às necessidades de pessoas jovens e de migrantes, mas qualquer pessoa pode utilizar os serviços disponíveis nestes Espaços Cidadão.

Existem mais de 800 Espaços Cidadão, de norte a sul do país. Pode encontrá-los em Lojas de Cidadão, câmaras municipais, juntas de freguesia, bibliotecas, entre outros locais.

Nesta página encontra informações sobre:

Serviços disponíveis nos Espaços Cidadão

Da vasta lista de serviços que os Espaços Cidadão disponibilizam, estes são alguns dos serviços mais procurados, que também pode fazer online:

Procurar os serviços e contactos de cada Espaço Cidadão

Se está à procura do Espaço Cidadão mais perto de si e quer saber se tem o serviço que quer utilizar, siga estes passos:

1. Aceda à página de Locais de Atendimento

2. Pode filtrar por:

  • Texto - indique o nome do balcão ou localidade em que procura
  • Local de atendimento - selecione Espaço Cidadão
  • Distrito - selecione o seu distrito
  • País - selecione o seu país.

3. Na lista de resultados, clique sobre o nome do Espaço Cidadão para saber que serviços tem disponíveis, bem como a morada e o horário do espaço

4. Verifique na lista de serviços se o serviço que pretende está disponível nesse Espaço Cidadão.

Atendimento num Espaço Cidadão

O atendimento nos Espaços Cidadão é feito sem marcação. 

Se tiver alguma dúvida sobre um Espaço Cidadão, pode ver mais informação na página de Locais de Atendimento ou, em alternativa, pode contactar a Linha Cidadão (210 489 010 ou 300 003 990), aos dias úteis, das 9h às 18h.

Informação atualizada a 24 de julho de 2023