Atendimento nos serviços da Segurança Social
Na Segurança Social pode tratar de serviços relacionados com vários apoios sociais e subsídios, tais como o abono de família, a pensão de velhice e o subsídio parental. O acesso a estes serviços pode ser feito online, por videochamada, ao balcão ou por telefone.
Nesta página encontra informações sobre:
Alguns serviços da Segurança Social podem ser feitos online através da Segurança Social Direta (SSD), a partir do seu computador ou smartphone.
Pesquise o serviço que quer utilizar
Para saber se o serviço a que quer aceder pode ser feito na SSD, use a barra de pesquisa do ePortugal (no cimo desta página) e pesquise pelo serviço. Também pode pesquisar no portal da Segurança Social mais informação sobre os serviços.
Todas as páginas dão informação sobre os canais através dos quais pode realizar os serviços e de que vai precisar. Os serviços da Segurança Social que podem ser utilizados online têm uma ligação para a SSD.
Escolha um meio de autenticação
Pode aceder à Segurança Social Direta com um dos seguintes meios:
- o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS)
- uma Chave Móvel Digital (CMD) ativada
- um leitor smartcard para utilizar com o Cartão de Cidadão (neste caso, também precisa do código de autenticação do cartão).
O serviço que procura é algum destes?
Estes são alguns dos serviços que pode fazer através da Segurança Social Direta:
Se preferir, pode ainda escolher o atendimento por videoconferência na Segurança Social. Saiba que serviços estão disponíveis e faça a marcação através:
- do portal de marcações SIGA
- da Linha Segurança Social - 210 545 400 / 300 502 502, dias úteis, das 9h às 18h.
Ao agendar a videochamada, recebe no seu email as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e o link para cancelamento se não puder comparecer.
Para informações adicionais sobre o vídeo-atendimento, consulte o portal da Segurança Social ou o vídeo explicativo.
Os serviços da Segurança Social são prestados em qualquer balcão desta entidade, incluindo os pontos de atendimento nas Lojas de Cidadão.
O atendimento presencial não precisa de ser agendado, mas recomendamos que o faça.
Pode fazer os seguintes serviços sem marcação:
- Tesouraria
- Entrega de documentos
- Pedido de declarações.
O atendimento não agendado está sujeito ao número de senhas disponíveis diariamente, limitado pelas marcações existentes.
Para os restantes serviços, a marcação pode ser feita através da:
- plataforma SIGA (também disponível em aplicação móvel para Android e iOS)
- Linha Segurança Social - 210 545 400 / 300 502 502, dias úteis, das 9h às 18h.
Nota: Se tem direito a atendimento prioritário não é preciso fazer marcação.
Consulte o portal da Segurança Social para informações adicionais sobre atendimento por marcação.
A Linha Segurança Social (210 545 400 / 300 502 502, dias úteis, das 9h às 18h) dá informação geral sobre prestações, subsídios, pensões, trabalhadores, entidades empregadoras, contribuições, entre outros assuntos.
Caso queira obter informação mais específica, pode ser preciso indicar o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social.
Para obter este código, que permite a autenticação perante a Linha Segurança Social, deverá aceder à Segurança Social Direta, e seguir os seguintes passos:
- Selecione a área “Perfil”
- Escolha a opção “Contactos com a Segurança Social”
- Clique em “Código de acesso para atendimento telefónico”.
Informação atualizada a 7 de março de 2023