Atendimento nos serviços da Segurança Social
Informação atualizada a 27 de abril de 2022
Na Segurança Social Direta (SSD) é possível fazer vários serviços, tais como:
- Pedir a pensão de velhice
- Pedir o abono de família
- Pedir o subsídio parental
- Emitir o documento para pagamento das contribuições
- Pedir a declaração de situação contributiva à Segurança Social (Veja como fazer neste vídeo)
Pode autenticar-se na Segurança Social Direta com o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS), com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital (CMD).
O agendamento prévio para o atendimento presencial continua a ser recomendado. No entanto, pode fazer os seguintes serviços sem marcação:
- tesouraria
- entrega de documentos
- pedido de declarações.
Estes serviços sem necessidade de agendamento são prestados em qualquer balcão da Segurança Social, incluindo os balcões nas Lojas de Cidadão e Espaços Cidadão.
O atendimento não agendado está sujeito ao número de senhas disponíveis diariamente, limitado pelas marcações existentes.
Para os restantes serviços, a marcação pode ser feita através da plataforma SIGA (também disponível em aplicação móvel para Android e iOS) ou através da Linha Segurança Social: 210 545 400 / 300 502 502 (dias úteis, das 9h às 18h).
Consulte o portal da Segurança Social para informações adicionais sobre atendimento por marcação.
A Linha Segurança Social (210 545 400 / 300 502 502, dias úteis, das 9h às 18h) presta informação geral sobre prestações, subsídios, pensões, trabalhadores, entidades empregadoras, contribuições, entre outros assuntos.
Pode ser preciso indicar o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social, caso queira obter alguma informação mais específica.
Para obter este código, que permite a autenticação perante a Linha Segurança Social, deverá aceder à Segurança Social Direta, e seguir os seguintes passos:
- Selecione a área “Perfil”
- Escolha a opção “Contactos com a Segurança Social”
- De seguida clique em “Código de acesso para atendimento telefónico”.
Consulte o portal da Segurança Social para mais informações sobre os serviços disponíveis na Linha Segurança Social.
A Segurança Social tem atendimento por videoconferência, com agendamento prévio através do portal de marcações SIGA ou através da Linha Segurança Social (210 545 400 / 300 502 502, dias úteis, das 9h às 18h).
Ao fazer a marcação para videochamada, recebe no seu email as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e o link para cancelamento se não puder comparecer.
Consulte o portal da Segurança Social para informações adicionais sobre o vídeo-atendimento ou o vídeo explicativo.