Atendimento nos serviços da Segurança Social

Informação atualizada a 27 de abril de 2022

ATENDIMENTO PRESENCIAL NA SEGURANÇA SOCIAL

O agendamento prévio para o atendimento presencial continua a ser recomendado. No entanto, pode fazer os seguintes serviços sem marcação:

  • tesouraria
  • entrega de documentos
  • pedido de declarações.

Estes serviços sem necessidade de agendamento são prestados em qualquer balcão da Segurança Social, incluindo os balcões nas Lojas de Cidadão e Espaços Cidadão.

O atendimento não agendado está sujeito ao número de senhas disponíveis diariamente, limitado pelas marcações existentes.

Para os restantes serviços, a marcação pode ser feita através da plataforma SIGA (também disponível em aplicação móvel para Android e iOS) ou através da Linha Segurança Social210 545 400 / 300 502 502 (dias úteis, das 9h às 18h).

Consulte o portal da Segurança Social para informações adicionais sobre atendimento por marcação.

ATENDIMENTO POR TELEFONE NA SEGURANÇA SOCIAL

Linha Segurança Social (210 545 400 / 300 502 502, dias úteis, das 9h às 18h) presta informação geral sobre prestações, subsídios, pensões, trabalhadores, entidades empregadoras, contribuições, entre outros assuntos.

Pode ser preciso indicar o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social, caso queira obter alguma informação mais específica.

Para obter este código, que permite a autenticação perante a Linha Segurança Social, deverá aceder à Segurança Social Direta, e seguir os seguintes passos:

  1. Selecione a área “Perfil”
  2. Escolha a opção “Contactos com a Segurança Social”
  3. De seguida clique em “Código de acesso para atendimento telefónico”.

Consulte o portal da Segurança Social para mais informações sobre os serviços disponíveis na Linha Segurança Social.

ATENDIMENTO POR VIDEOCHAMADA NA SEGURANÇA SOCIAL

A Segurança Social tem atendimento por videoconferência, com agendamento prévio através do portal de marcações SIGA ou através da Linha Segurança Social (210 545 400 / 300 502 502, dias úteis, das 9h às 18h).

Ao fazer a marcação para videochamada, recebe no seu email as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e o link para cancelamento se não puder comparecer.

Consulte o portal da Segurança Social para informações adicionais sobre o vídeo-atendimento ou o vídeo explicativo.