Atendimento nos serviços de Finanças
A Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças) é responsável por serviços relacionados com impostos e alfândega, tais como pedir o Número de Identificação Fiscal (NIF), entregar a declaração de IRS ou abrir atividade, entre outros. O acesso a estes serviços pode ser feito online, ao balcão ou por telefone.
Nesta página encontra informações sobre:
Existem serviços da Autoridade Tributária (AT) que podem ser feitos online através do Portal das Finanças, a partir do seu computador ou smartphone.
- Pesquise pelo serviço
Para saber se o serviço a que quer aceder pode ser feito no Portal das Finanças, use a barra de pesquisa do ePortugal (no cimo desta página) e pesquise pelo serviço. Também pode pesquisar no Portal das Finanças mais informações sobre os serviços.
Todas as páginas dão informação sobre os canais através dos quais pode fazer os serviços e do que vai precisar para os fazer. Se o serviço estiver disponível online, tem uma ligação para o Portal das Finanças.
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Escolha um meio de autenticação
Pode aceder ao Portal das Finanças com um dos seguintes meios:
- o seu Número de Identificação Fiscal (NIF)
- uma Chave Móvel Digital (CMD) ativada
- um leitor de cartões smartcard para utilizar com o Cartão de Cidadão (neste caso, também precisa do código de autenticação do cartão).
O serviço que procura é algum destes?
Estes são alguns dos serviços que pode fazer através do Portal das Finanças:
Utilize o e-balcão no portal das Finanças para pedir informações sobre fazer serviços, tais como fazer pagamentos à Autoridade Tributária, pedir informações e esclarecimentos sobre cobranças e reembolsos ou impostos como o IMI, IRS ou IVA.
O Centro de Atendimento Telefónico (CAT) da Autoridade Tributária esclarece dúvidas sobre impostos, taxas aduaneiras e dá apoio no acesso aos serviços do Portal das Finanças.
Pode contactar o CAT através do 217 206 707, disponível nos dias úteis das 9h às 19h. Para o esclarecimento de dúvidas sobre o Número de Identificação Fiscal ou impostos pode ser necessário ter o código de acesso telefónico.
Os serviços da Autoridade Tributária também podem ser feitos num balcão das Finanças e em algumas Lojas de Cidadão.
Para saber se a Loja do Cidadão aonde quer ir tem balcão das Finanças, entre na página da loja e consulte os balcões e senhas disponíveis.
Se tiver dúvidas sobre o que precisa levar para fazer um serviço, utilize a barra de pesquisa do ePortugal (no cimo desta página). Também pode pesquisar no Portal das Finanças.
Também pode agendar o atendimento nos serviços das finanças. Pode marcar o atendimento através do:
- Portal das Finanças
- Centro de Atendimento Telefónico - 217 206 707 (Para agendamentos relacionados com Número de Identificação Fiscal ou impostos pode ser necessário ter o código de acesso telefónico).
Informação atualizada a 7 de março de 2023