Atendimento nos serviços de Registos - Cartão de Cidadão, Passaporte e Certidões

Informação atualizada a 27 de abril de 2022

Serviços de Registos disponíveis online

Veja, nesta lista, alguns dos serviços online mais procurados:

Existem outros serviços disponíveis para fazer online. Utilize a barra de pesquisa do portal no topo da página para encontrar o serviço que procura. 

Se o serviço que procura não estiver disponível online, confirme se o pode fazer por outros meios como o telefone, videochamada ou presencialmente, nos balcões de atendimento. Consulte cada serviço para saber como o pode fazer.

Pedido de certidões online

Pode pedir várias certidões online, evitando deslocar-se aos balcões de Registos. O preço do serviço online é 10% mais barato do que o presencial.

Pode pedir online:

As certidões também podem ser consultadas online.

Atendimento presencial nos Registos, incluindo serviços do Cartão de Cidadão

O atendimento presencial nos balcões do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) funciona sem agendamento prévio na maioria dos balcões. Saiba quais os locais que ainda exigem marcação antecipada para o atendimento presencial

O atendimento do IRN faz-se nos balcões dos Registos presentes em:

  • Lojas de Cidadão
  • Conservatórias
  • Cartórios notariais.

Alguns serviços também são prestados nos Espaços Cidadão.
 
Mesmo nos casos em que não é obrigatório, recomenda-se o agendamento para o atendimento presencial nos balcões dos Registos. O agendamento é feito através da plataforma SIGA. Também pode utilizar a aplicação móvel SigaApp, disponível para Android e iOS.

Pode ainda agendar o atendimento nos balcões de Registo nas Lojas de Cidadão através da Linha Cartão de Cidadão (210 990 111) e Linha Registos (211 950 500).

É possível tirar senhas na plataforma SIGA e na SigaApp (Android e iOS) para os serviços relacionados com o Cartão de Cidadão, Passaporte, registo de nascimento, registo de óbito e registo automóvel.

Para informações sobre o levantamento do Cartão de Cidadão, consulte a página "Como levantar o Cartão de Cidadão?".

Saiba mais sobre o atendimento na página das Lojas de Cidadão.

Atendimento presencial do Passaporte

O atendimento sem marcação prévia para serviços relacionados com o Passaporte está disponível nos balcões de Registo (Conservatória do Registo Civil ou Loja do Cidadão). No entanto, recomenda-se o agendamento prévio para o atendimento presencial. 

Saiba como agendar o atendimento presencial nos balcões do Registo.

As Lojas do Passaporte nos aeroportos de Lisboa e Porto são exclusivas para a emissão de Passaporte Urgente e Passaporte Urgente Aeroporto.

Este serviço é feito com marcação prévia, através do e-mail gricrp.cc@sef.pt. No email deve indicar:

  • nome completo
  • número do Cartão do Cidadão
  • local de agendamento pretendido (Loja Aeroporto de Lisboa ou Loja Aeroporto do Porto)
  • número de telefone
  • razão do pedido de urgência
  • data preferencial para atendimento.

Saiba mais informações sobre as alterações no serviço de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).