Programas financeiros e iniciativas para empresários

Com o objetivo de reforçar e dinamizar o ecossistema empreendedor nacional, o IAPMEI coloca à disposição um conjunto de incentivos e programas de apoio específicos para empresários.

Na área da Inovação e Competitividade, o IAPMEI desenvolve e participa num conjunto de programas e iniciativas de apoio ao diagnóstico de oportunidades de inovação, à gestão da inovação e ao investimento em Investigação e Desenvolvimento e Inovação (I+D+I). Além disso, disponibiliza também informação especializada sobre incentivos ao investimento e financiamento vocacionados para o apoio à inovação e à competitividade.

Na área dos Clusters de Competitividade, com o objetivo de estimular e apoiar a emergência e a consolidação de estratégias de eficiência coletiva, de que são exemplo os clusters, o IAPMEI apoia estas redes colaborativas que abrangem fileiras setoriais e promovem cadeias de valor. O IAPMEI promove a articulação dos clusters de competitividade, assegurando a divulgação de informação nacional e internacional relevante para o seu funcionamento.

Encontra também três zonas distintas com informação sobre iniciativas para empresários:

O portal ePortugal disponibiliza informação sobre como iniciar, gerir e encerrar o seu negócio.

O Governo lançou o Programa Startup Portugal+, apresentado em Julho de 2018, para dar um novo impulso à estratégia inicial e actuar perante desafios emergentes. Além da consolidação de medidas do programa original, foram apresentadas novas medidas: 

  • Startup Voucher: apoio destinado ao desenvolvimento de projetos em fase da ideia. Prevê atribuição de diversas ferramentas técnicas e financeiras para a criação de novas empresas inovadoras por empreendedores dos 18 aos 35 anos.
  • Programa Momentum: Apoio destinado a recém-graduados e finalistas do Ensino Superior que tenham beneficiado de bolsas de ação social durante o curso e que, no final dos estudos, queriam desenvolver uma ideia de negócio.
  • Vale de Incubação: apoio a empresas com menos de um ano na área do empreendedorismo, através da contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras certificadas. Os apoios incluem serviços de gestão, marketing, assessoria e apoio jurídico, apoio à digitalização, proteção da propriedade intelectual e apoio a candidaturas a concursos de empreendedorismo e inovação.
  • Pitch Voucher: o Pitch Voucher promove o fortalecimento da relação entre startups e grandes empresas. Através da plataforma Startup Centre, as empresas podem lançar desafios tecnológicos e as startups podem responder com soluções inovadoras.
  • Formação para Empreendedores: cursos destinados a empreendedores e suas equipas, comparticipados a 90% através dos fundos do COMPETE. Esta medida permite aumentar a oferta formativa das incubadoras e responder às necessidades identificadas pelos empreendedores, capacitando-os para o desenvolvimento de negócio numa startup.
  • InovGov: aproximar as startups do setor público, promover os seus serviços e produtos junto de gestores públicos e divulgar junto das startups como aceder e concorrer a concursos públicos em diferentes áreas de negócio.
  • Open Kitchen Labs: disponibilização das instalações e equipamentos da rede de 12 Escolas de Turismo em todo o país a startups que pretendam fazer testes e ensaios de produtos, serviços e conceitos na área da restauração.
  • InovCommerce: lançamento de concursos para apresentação de projetos de empreendedorismo na área do comércio, que contribuam para estimular a inovação no sector.
  • Energy Challenge: financiamento de startups de base tecnológica para desenvolverem ideias e projetos inovadores na área da energia, que ajudem a resolver desafios existentes e tenham forte potencial de mercado e de internacionalização.
  • Fundos de Coinvestimento internacional: criação de um fundo de coinvestimento internacional para promover a atração de fundos de capital de risco em Portugal, com origem em instituições multilaterais internacionais. 
  • Linha ADN Startup: criação de uma linha de apoio financeiro para startups e microempresas com menos de 4 anos e um mínimo de 15% de capitais próprios. 
  • KEEP- Key Employee Engagement Program: incentivo fiscal para apoiar a retenção de trabalhadores em empresas tecnológicas com menos de 6 anos. 
  • Instrumentos de coinvestimento com incubadoras e aceleradoras: criação de linhas de cofinanciamento com incubadoras e aceleradoras, num modelo idêntico às linhas desenvolvidas para coinvestir com Business Angels e Capitais de Risco. Este mecanismo facilita o acesso a capital por parte dos empreendedores e fomenta o aparecimento de incubadoras que partilham do sucesso das startups.
  • Capital + aceleração: criação de uma linha de financiamento a operações de entrada em capital para acelerar o crescimento das startups. 
  • Linhas de financiamento para projetos tecnológicos no Turismo: criação de financiamento para projetos tecnológicos no Turismo, particularmente soluções inovadoras na área da digitalização de experiências turísticas e projetos baseados em realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial.
  • Call MVP — Minimum Viable Products: para projetos de novas ideias, tecnologias, produtos ou serviços que prevejam a criação de um MVP e sua comercialização no mercado global. São privilegiadas as áreas de Digital e Engineering & Manufacturing.
  • METRO Accelerator for Hospitality powered by Techstars: lançamento de um programa de aceleração internacional com a Techstars focado na utilização de tecnologia no setor da hospitalidade (alojamento e restauração).
  • Espaço Empresa para startups: criação de um ponto de atendimento para empreendedores estrangeiros com atendimento bilingue (português e inglês), assegurando um processo de criação da empresa simples e rápido.
  • Tech Visa: criação de um visto para empresas tecnológicas e inovadoras, inseridas no mercado global, que pretendam atrair quadros altamente qualificados de países não inseridos no Espaço Schengen. 
  • Hackathons no Comércio e Turismo: realização de hackathons para acelerar a transformação digital nos setores do Comércio e Turismo, chamando as startups portuguesas e estrangeiras a resolver desafios tecnológicos identificados nestes setores e aumentando a visibilidade e reconhecimento das startups.
  • Centro de Inovação no Turismo: criação de um centro para dinamizar a inovação no turismo, envolvendo os diversos stakeholders nacionais e internacionais do setor. Terá como missão apoiar o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas no domínio da inovação e da economia digital.
  • Think Tank de apoio ao Mercado Único Digital para a Europa: criação de um think tank para analisar e desenhar medidas para ajudar as startups a escalarem dentro do mercado europeu, acelerar significativamente a criação do Mercado Único Digital e afirmar Portugal na liderança de uma política inovadora para o empreendedorismo digital na Europa.

Responsáveis pela gestão dos programas e iniciativas

IAPMEI

Alinhado com as políticas públicas nacionais e comunitárias em matéria de empreendedorismo, inovação e competitividade das PME, o IAPMEI promove um conjunto alargado de programas, iniciativas e serviços, com vista a apoiar este segmento.

A intervenção do IAPMEI nesta área incide no apoio ao empreendedorismo, na dinamização da inovação empresarial e da gestão da inovação e na promoção e monitorização de dinâmicas de eficiência coletiva, nomeadamente clusters, redes colaborativas e transferência de tecnologia.

Contactos para assistência

Para obter mais informações ou se precisar de ajuda, contacte o IAPMEI através do:

  • telefone: 808 201 201 ou 213 836 237, aos dias úteis das 9h às 18h
  • e-mail: info@iapmei.pt.

Startup Portugal

A Startup Portugal é um think tank público-privado encarregado de comparar as iniciativas do governo com a compatibilidade para uma comunidade de empreendedorismo próspera. Atua como um meio entre governo, empresários, incubadoras e aceleradoras, encontrando as necessidades do ecossistema. Ajuda a desenhar e implementar políticas públicas e iniciativas privadas que atendam continuamente à comunidade e atraiam os melhores talentos, fundadores e investidores estrangeiros.

A Startup Portugal foi criada em 2016 para implementar a estratégia de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo em Portugal. Durante 2016 e 2017, o Startup Portugal implementou várias medidas como Startup Momentum, Startup Voucher, Incubation Voucher, Criação da Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras, Programa Seed e vários fundos de co-investimento com business angels e empresas de capital de risco.

Em 2018, o governo português anunciou um novo conjunto de iniciativas e uma melhoria da Estratégia Nacional de Empreendedorismo denominada Startup Portugal +, disponibilizando ainda mais fundos públicos.

Contactos para assistência

Para obter mais informações ou se precisar de ajuda, contacte a Startup Portugal através do:

Candidaturas

As candidaturas aos programas do Compete2020 devem ser registadas na Plataforma de Acesso Simplificado (PAS).

Para se candidatarem aos incentivos apresentados pelo Portal do Financiamento, as empresas devem-se registar e submeter as candidaturas através do Balcão2020.