Fazer um intervalo na prestação de cuidados

É importante que todas as pessoas que cuidam diariamente de alguém façam um intervalo na prestação de cuidados. Por vezes, os cuidadores colocam o seu bem-estar em último lugar, sentem que não merecem fazer um intervalo ou acreditam que são responsáveis por prestar os cuidados à pessoa durante todo o tempo.

Talvez seja oportuno envolver outros membros familiares ou amigos que estejam dispostos a ajudá-lo a realizar um intervalo na prestação de cuidados.

O intervalo pode também ser feito com a participação da pessoa cuidada nos centros de dia, outras vezes, é necessário recorrer a cuidados prestados por profissionais, ou durante um período mais longo, recorrer a uma estrutura residencial.

Pode igualmente aceder à rede dos cuidados continuados e, verificar as condições de acesso ao descanso do cuidador.

Se tiver algumas preocupações sobre o acesso à rede e ao descanso do cuidador contacte a sua equipa do centro de saúde.

Nesta lista encontra algumas sugestões para poder melhor cuidar de si:

  • Encontre tempo durante o dia para um momento de lazer, mesmo que seja uma hora ou menos, e aproveite para fazer algo de que gosta (ler o jornal, tomar um banho relaxante, aprender uma língua nova, fazer exercício, dar um passeio ou ir às compras);
  • Faça pausas regulares. Tire um dia de folga uma vez por mês. Peça ajuda a um familiar/amigo ou aceda se possível, a cuidados domiciliários para que cuidem da pessoa a seu cargo durante esse período;
  • Telefone regularmente a um amigo ou familiar. Mantenha o contacto com as pessoas que lhe são importantes;
  • Faça exercício regularmente. Não é necessário dedicar muito do seu tempo, 30 minutos são o suficiente. Se tiver internet, pode procurar um vídeo com exercícios de que goste e praticar em sua própria casa sem ter de se deslocar;
  • Procure ter uma dieta equilibrada;
  • Sempre que não se sentir bem (mentalmente ou fisicamente), deve procurar o apoio do seu médico de família;
  • Crie uma rede de apoio. Entre em contacto com outros cuidadores que estejam a passar por dificuldades semelhantes e participe em terapias de grupo ou individuais. Este tipo de encontros irão ajudá-lo a lidar melhor com emoções negativas, ansiedade, depressão ou sentimentos de culpa.

Fonte: INFORMCARE

Descanso do cuidador

A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) prevê na tipologias de internamento da Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM) e nas tipologias das Unidades Residenciais de Apoio Moderado (RAMo) e de Apoio Máximo (RAMa) dos cuidados continuados integrados de saúde mental, a possibilidade de proporcionar o internamento da pessoa cuidada, decorrente de dificuldade de apoio familiar ou necessidade de descanso do principal cuidador, até ao limite de 90 dias por ano (ULDM) e de 45 dias por ano (RAMo e RAMa).

O que fazer para ter acesso ao descanso do cuidador?

Para efeitos de acesso ao descanso do cuidador no âmbito da RNCCI, deverá ser efetuado contacto com qualquer profissional dos Cuidados de Saúde Primários - Agrupamento Centros Saúde (ACES) ou Centro de Saúde (CS) da área de residência.

Mediante esta sinalização será elaborada uma proposta de referenciação que será enviada para validação da Equipa Coordenadora Local (ECL) da área de influência do ACES.

O cuidador e a pessoa cuidada devem estar envolvidos ao longo de todo este processo.