Apoio a profissionais - Cuidadores formais

Planos Estratégicos

Plano estratégico para o desenvolvimento dos cuidados paliativos. As equipas de Suporte em Cuidados Paliativos “devem disponibilizar atendimento telefónico aos doentes, familiares/cuidadores e outros profissionais de saúde e prever a realização de consultas não programadas para o atendimento diferenciado dos doentes e cuidadores em situações de crise, evitando o recurso ao Serviço de Urgência”. Pode consultar os locais onde existem respostas de Cuidados Paliativos.

Programa Nacional para a Prevenção e Controlo da Dor. Este programa dirige-se a toda a população abrangida pelo sistema de saúde e Serviço Nacional de Saúde, prevendo-se a sua concretização até 2020. A dor, em particular a dor crónica, tem impacto na pessoa muito para além do sofrimento que lhe causa, nomeadamente, sequelas psicológicas, isolamento, incapacidade e perda de qualidade de vida. Esse impacto pode ultrapassar a própria pessoa e envolver a família, cuidadores e amigos. Uma das metas da Saúde 2020 é contribuir para a literacia dos cidadãos em relação à prevenção e controlo da dor. Consulte a sua Equipa de Saúde Familiar.

Programa Nacional para a Saúde Mental. Neste âmbito deve ser dinamizado a participação dos utentes e dos cuidadores na reabilitação e integração social das pessoas que sofrem de problemas mentais graves. Consulte a sua Equipa de Saúde Familiar.

Programa Nacional para as Doenças Oncológicas. Este Programa tem como visão: Diminuir os cancros evitáveis e os diagnósticos tardios através da prevenção e diagnóstico precoce e atenuar o impacto do cancro nos doentes e familiares. Missão: Promover a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas garantindo a equidade e a acessibilidade dos cidadãos. Consulte a sua Equipa de Saúde Familiar.

Programas de Saúde Prioritários Metas de Saúde 2020. Informação importante que orienta as Estratégias de Saúde em Portugal: Prevenção e Controlo do Tabagismo; Promoção da Alimentação Saudável; Promoção da Atividade Física; Diabetes; Doenças Cérebro-cardiovasculares; Doenças Oncológicas; Doenças Respiratórias; Infeção VIH/Sida e Tuberculose; Hepatites Virais; Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos; Saúde Mental.