On@18 - O guia de serviços públicos para jovens

À medida que te vais aproximando da vida adulta, vão surgindo novas oportunidades, como tirar a carta de condução, viajar para o estrangeiro sem autorização, candidatar-te à faculdade, começar a trabalhar, sair de casa, votar, entre outras coisas.

Consoante as situações, vais interagir mais com as entidades públicas para realizar serviços, tratar de assuntos, resolver problemas e aceder a benefícios. Podes fazê-lo de várias formas, dependendo do serviço: nos balcões de atendimento, por telefone, email ou online.

Um dos objetivos deste guia é ajudar-te a encontrar o serviço que procuras e qual a maneira mais fácil e rápida de o fazer: através das plataformas públicas digitais.

Portais e serviços públicos online

Já existem muitos serviços públicos que podem ser feitos à distância e de forma autónoma, sem teres de ligar para as linhas de apoio ou de te deslocares a um balcão.

Sempre que precisares de fazer algum pedido ou consultar informação, certifica-te de que esse serviço está disponível online.

Podes encontrar muitos dos serviços online nos portais públicos (normalmente identificados no url com gov.pt), como por exemplo:

  • No ePortugal - o portal central de serviços públicos para cidadãos e empresas, onde tens acesso à informação mais relevante sobre a maioria dos serviços públicos, numa linguagem mais simples e clara

  • No Portal das Finanças - onde podes aceder ao IRS Jovem, que te dá uma isenção parcial sobre os rendimentos do trabalho dependente durante três anos. Sabe como ter acesso ao IRS Jovem. Através do portal das Finanças podes ainda validar faturas, ou passar os teus recibos, entre outros assuntos relacionados com impostos e contribuições

  • No Portal da Segurança Social - que disponibiliza informação, guias práticos e vários serviços de pedidos de apoios (como bolsas de estudo) e subsídios sociais (de desemprego, por exemplo) através da Segurança Social Direta

Para além destes, existem outros portais, tais como o Justica.gov.pt, o iefponline (Instituto do Emprego e Formação Profissional), ou o IMTonline (Instituto da Mobilidade e dos Transportes), que também disponibilizam vários serviços online.

Sempre que tiveres dúvidas sobre qualquer serviço, pesquisa no portal ePortugal e consulta a informação disponível ou contacta-nos.

Um login para todos os portais

A maneira mais fácil de aceder e fazer serviços online é utilizar o sistema autenticação.gov. Com o autenticação.gov tens um único login seguro para os vários portais públicos e privados, através da Chave Móvel Digital.

A Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital (CMD) associa o teu número de telemóvel ao Número de Identificação Civil (Cartão de Cidadão, passaporte ou título de residência) e permite a autenticação em vários portais públicos ou privados sempre com o mesmo login. O login é certificado através de um código temporário que recebes via SMS ou outro meio.

Podes ainda assinar documentos digitais com a CMD.

Alguns dos principais serviços públicos online para jovens

No ePortugal temos milhares de fichas que te explicam o que é cada serviço, que documentos precisas e como o podes fazer. A informação é apresentada de forma simplificada, o que te facilita a vida.

Nos links abaixo encontras alguns dos principais serviços públicos online com mais importância e interesse para jovens.

AO LONGO DA VIDA

EDUCAÇÃO

TRABALHO

SAÚDE

CASA

VOTAR

SERVIÇO MILITAR

LAZER

O ePortugal está em constante atualização, sempre com novos guias práticos e serviços a surgir no portal.

Segue a nossa página no Facebook para te ires mantendo a par das novidades.

Informação atualizada a 15 de março de 2024