Precisamos da sua ajuda! Depois de ler o texto, pedimos que preencha o questionário de 5 minutos sobre a página: Atendimento nos serviços de Finanças

Atendimento nos serviços de Finanças

A Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças) é responsável por serviços relacionados com impostos e alfândega, tais como pedir o Número de Identificação Fiscal (NIF), entregar a declaração de IRS ou abrir atividade, entre outros. O acesso a estes serviços pode ser feito online, ao balcão ou por telefone.

Nesta página encontra informações sobre:

Serviços das Finanças disponíveis online

Existem serviços da Autoridade Tributária (AT) que podem ser feitos online através do Portal das Finanças, a partir do seu computador ou smartphone.

  1. Pesquise pelo serviço

Para saber se o serviço a que quer aceder pode ser feito no Portal das Finanças, use a barra de pesquisa do ePortugal (no cimo desta página) e pesquise pelo serviço. Também pode pesquisar no Portal das Finanças mais informações sobre os serviços.

Todas as páginas dão informação sobre os canais através dos quais pode fazer os serviços e do que vai precisar para os fazer. Se o serviço estiver disponível online, tem uma ligação para o Portal das Finanças.

  1. Escolha um meio de autenticação

Pode aceder ao Portal das Finanças com um dos seguintes meios:

O serviço que procura é algum destes?

Estes são alguns dos serviços que pode fazer através do Portal das Finanças:

Precisamos da sua ajuda! Depois de ler o texto, pedimos que preencha o questionário de 5 minutos sobre a página: Atendimento nos serviços de Finanças

Atendimento através do e-balcão das Finanças

Utilize o e-balcão no portal das Finanças para pedir informações sobre fazer serviços, tais como fazer pagamentos à Autoridade Tributária, pedir informações e esclarecimentos sobre cobranças e reembolsos ou impostos como o IMI, IRS ou IVA.

Apoio telefónico

O Centro de Atendimento Telefónico (CAT) da Autoridade Tributária esclarece dúvidas sobre impostos, taxas aduaneiras e dá apoio no acesso aos serviços do Portal das Finanças. 

Pode contactar o CAT através do 217 206 707, disponível nos dias úteis das 9h às 19h. Para o esclarecimento de dúvidas sobre o Número de Identificação Fiscal ou impostos pode ser necessário ter o código de acesso telefónico.

Precisamos da sua ajuda! Depois de ler o texto, pedimos que preencha o questionário de 5 minutos sobre a página: Atendimento nos serviços de Finanças

Atendimento presencial nas Finanças

Os serviços da Autoridade Tributária também podem ser feitos num balcão das Finanças e em algumas Lojas de Cidadão

Para saber se a Loja do Cidadão aonde quer ir tem balcão das Finanças, entre na página da loja e consulte os balcões e senhas disponíveis.

Se tiver dúvidas sobre o que precisa levar para fazer um serviço, utilize a barra de pesquisa do ePortugal (no cimo desta página). Também pode pesquisar no Portal das Finanças.

Também pode agendar o atendimento nos serviços das finanças. Pode marcar o atendimento através do:

Informação atualizada a 2 de outubro de 2023.

Questionário

Ajude-nos a melhorar esta página. Preencha este questionário de 5 minutos sobre a página Atendimento nos serviços de Finanças

Responder ao questionário