Atendimento nas Lojas de Cidadão

As Lojas de Cidadão reúnem balcões de entidades públicas e privadas, permitindo que as pessoas e empresas possam tratar de vários assuntos e serviços no mesmo espaço.

Nas lojas pode encontrar serviços da Segurança Social, Finanças e Registos, bem como da EDP, Galp ou CTT, entre outras entidades.

Para saber a morada e o horário da Loja de Cidadão aonde pretende ir, bem como os balcões e senhas disponíveis, procure pela loja que pretende na página Locais de Atendimento.

Nesta página encontra informações sobre:

Atendimento presencial nas Lojas de Cidadão

O atendimento nas Lojas de Cidadão pode ser feito com ou sem marcação.

Se não tiver marcação, basta tirar uma senha no local e esperar a sua vez. 

Cada pessoa tem de ter a sua própria senha para ser atendida, e tem de ter uma senha diferente para cada atendimento. Se quiser tirar mais do que uma senha digital, e recebê-las no mesmo número de telemóvel ou email, terá de aguardar 30 minutos entre cada pedido de senha.

Pode agendar uma data e hora antes de se deslocar a uma loja, para várias entidades públicas, através do portal SIGA e da SigaApp (disponível para Android, iOS e Huawei). Consulte a lista de entidades no portal SIGA.

Tirar uma senha online

Se quiser ir a uma Loja de Cidadão sem marcação, também é possível tirar uma senha digital para os balcões, antes de se dirigir à loja. Se quiser tirar mais do que uma senha digital, e recebê-las no mesmo número de telemóvel ou email, terá de aguardar 30 minutos entre cada pedido de senha.

Cada pessoa tem de ter a sua própria senha para ser atendida, e tem de ter uma senha diferente para cada atendimento.

As senhas estão disponíveis:

Também pode tirar senhas na SigaApp (disponível para Android, iOS e Huawei) para serviços relacionados com o Cartão de Cidadão, Passaporte, Registos, Segurança Social, IEFP, entre outros.

Para mais informações sobre como tirar uma senha online e acompanhar o andamento das senhas, consulte a página “Tirar senha online para Loja de Cidadão”.

COVID-19: uso de máscara nas Lojas de Cidadão

Já não é obrigatório usar máscara respiratória, mas recomenda-se que a use se estiverem muitas pessoas na mesma sala. Sugere-se também que desinfete as mãos antes de entrar na loja.

Informação atualizada a 22 de fevereiro de 2023