COVID-19: Atendimento nas Lojas de Cidadão

Informação atualizada a 1 de setembro de 2021

As Lojas de Cidadão retomaram o horário de funcionamento normal e já estão a atender sem marcação prévia. No entanto, é recomendável que continue a agendar o seu atendimento. Alguns balcões presentes nas lojas continuam a funcionar apenas com marcação obrigatória, veja quais na página Locais de Atendimento de Serviços Públicos.

No acesso a qualquer Loja de Cidadão aplicam-se as seguintes medidas:

  • continua a ser obrigatório o uso de máscara ou viseira, bem como a desinfeção das mãos para acesso ao interior das lojas
  • as pessoas em espera (com ou sem agendamento), que ultrapassem a lotação autorizada, devem aguardar no exterior
  • não é permitido o consumo de comida ou bebidas no interior das lojas
  • a entrada acompanhada só é permitida quando indispensável
  • o distanciamento social deve ser cumprido no interior e no exterior das lojas.

Se for a uma Loja de Cidadão sem agendamento e não for atendida/o, deve ser-lhe assegurado um agendamento para o serviço que pretende realizar.

Deve continuar a preferir a realização de serviços online ou por canais alternativos (como o telefone, por exemplo). Veja, no portal ePortugal, se o serviço que pretende pode ser feito online, por telefone, ou com apoio por videochamada.

Abaixo encontra informação sobre os serviços e os contactos dos organismos presentes nas Lojas de Cidadão.

Serviços nos Espaços Cidadão

O Espaço Cidadão é um balcão que reúne vários serviços de entidades diferentes. Está presente em todas as Lojas de Cidadão e em centenas de outros pontos no país.

Espaços Cidadão em Lojas

Nos Espaços Cidadão presentes nas Lojas de Cidadão é preciso marcação prévia para os seguintes serviços:

Os restantes serviços disponíveis nesses Espaços, tal como a renovação online do Cartão de Cidadão, podem ser feitos sem marcação prévia. Consulte a lista de serviços disponvíveis em cada Espaço Cidadão e confirme, através das ligações de cada serviço, se cumpre os requisitos necessários para a sua realização online.

Pode agendar atendimento nos Espaços Cidadão presentes nas Lojas de Cidadão através do Centro de Contacto Cidadão, ligando para o 300 003 990 ou 210 489 010 (dias úteis das 9h às 18h).

Cada pessoa pode fazer até 5 pedidos de agendamento.

Restantes Espaços Cidadão

Para informações sobre o atendimento em Espaços Cidadão que não funcionam em Lojas de Cidadão, consulte a página de Locais de Atendimento de Serviços Públicos. Utilize os filtros para encontrar o Espaço Cidadão mais próximo de si.

Contactos para agendamento para serviços ou balcões de atendimento das Lojas de Cidadão

Apesar da retoma do atendimento sem marcação, recomenda-se que agende previamente o seu atendimento. Os agendamentos para os balcões das Lojas ou serviços são feitos pelos diferentes organismos, de forma a facilitar a escolha do balcão mais conveniente para o cidadão.

Alguns balcões presentes nas lojas continuam a funcionar com marcação obrigatória, veja quais na página Locais de Atendimento de Serviços Públicos.

Abaixo pode consultar os contactos disponíveis para:

SERVIÇOS MAIS PROCURADOS:

IRN - Instituto dos Registos e do Notariado

Loja de Cidadão de Agualva-Cacém

  • Telefone: 214 324 390
  • DUA - Registo Automóvel: 910 674 147
  • Registo Predial, Casa Pronta e Heranças: 910 673 314
  • Cartão de Cidadão e Passaporte: 210 990 111
  • E-mail: predial.acacem@irn.mj.pt

Loja de Cidadão de Aveiro

  • Cartão de Cidadão e Passaporte: 234 405 782, 234 405 785 e 910 675 000
  • Registo Automóvel e Certidões: 234 405 776
  • E-mail: sirn.lc.aveiro@irn.mj.pt

Loja de Cidadão de Braga

  • Registo Civil: 253 205 815 e 253 205 815
  • DUA - Registo Automóvel e Certidões: 253 205 825 e 253 205 813
  • Empresa na Hora: 253 205 805

Loja de Cidadão de Coimbra

Loja de Cidadão de Ermesinde

Loja de Cidadão de Esmoriz

Loja de Cidadão de Faro

Loja de Cidadão de Lisboa - Laranjeiras

  • Cartão de Cidadão e Passaporte: 217 231 422
  • DUA - Registo Automóvel e Certidões: 217 231 407
  • E-mail: sirn.lc.lisboa@irn.mj.pt

Loja de Cidadão de Lisboa - Saldanha

Loja de Cidadão de Odivelas

  • Cartão de Cidadão: 211 526 036 e 211 526 048
  • Passaporte: 211 526 045
  • Registo Civil: 211 526 144
  • DUA - Registo Automóvel: 211 526 047
  • Certidões: 211 526 046 ou odv_irn_certidoes@ama.pt
  • Nacionalidade: 211 526 037
  • Espaço Empresa: 211 526 142
1
 

DGAJ - Direção-Geral da Administração da Justiça

1
 

Finanças

Loja de Cidadão de Braga

  • Telefone: 253 205 743

Loja de Cidadão de Setúbal

  • Telefone: 265 550 242

Loja de Cidadão de Valpaços

  • Telefone: 278 711 303
1
 

Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.

1
 

ISS - Instituto da Segurança Social, I.P.

Loja de Cidadão de Anadia

  • Telefone: 300 519 958

Loja de Cidadão de Odivelas

  • Telefone: 210 545 400
1
 

OUTROS SERVIÇOS/ENTIDADES:

Águas de Coimbra

  • Telefone - 910 079 417, nos dias úteis das 9h às 13h e das 14h às 17h

Águas de Gondomar

  • Telefone - 224 660 295 e 224 660 200

Águas de Valongo

Câmara Municipal de Lisboa

​​Loja Lisboa Marvila

​​​Balcão Iniciativa Lisboa

​​​Quiosque Europeu

Câmara Municipal de Faro - Loja de Faro

  • Telefone - 289 870 831, dias úteis das 9h às 13h30 e das 14h30 às 17h
  • E-mail - balcaounico@cm-faro.pt (preferencial)

Câmara Municipal de Palmela

Câmara Municipal de Odivelas

  • Telefone - 964 931 816 e 969 065 155, das 11h às 13h30 e das 14h30 às 17h
  • E-mail - geral@cm-odivelas.pt

Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM)

Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE)

Carris

Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes - CNAIM Algarve

Gabinete de Apoio jurídico e Gabinete de Apoio Social

EDP Comercial

Agendamento telefónico para as Lojas:

  • Aveiro - 234 405 800
  • Braga - 253 205 786, das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30
  • Coimbra - 239 863 377
  • Faro - 289 106 585
  • Gondomar - 220 127 481
  • Lisboa-Laranjeiras - 217 231 366, das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30
  • Marvila - 212693 615, das 9h às 13h30 e das 14h30 às 19h
  • São João da Madeira - 256 101 087
  • Setúbal - 265 550 253, das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30
  • Viseu - 232 484 853, das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30
  • Porto - 225 571 867, das 9h às 18h

EDP SU Eletrecidade

  • Telefone - 210 540 540, das 8h às 22h

Loja de Lisboa-Laranjeiras

  • Telefone - 217 231 372, dias úteis das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30 e sábado das 9h30 às 15h

Loja do Porto

  • Telefone - 225 571 864

EMEL

Endesa

  • Telefone - 217 231 455 (Loja Lisboa - Laranjeiras) e 225 571 931 (Loja Porto)

EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.

Espaço Empresa

Espaço Empresa de Odivelas

  • Telefone - 211 526 142, das 9h às 19h

Galp

Agendamento telefónico para as Lojas:

  • Guarda - 271 100 604, dias úteis das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h
  • Aveiro - 234 405 834, dias úteis das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30 e sábado das 9h30 às 15h
  • Braga - 253 205 734, dias úteis das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30 e sábado das 9h30 às 15h
  • Cascais - 211 589 786, dias úteis das 9h às 18h
  • Castelo Branco - 272 100 553, dias úteis das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h00
  • Coimbra - 239 863 426, dias úteis das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30 e sábados das 9h30 às 15h
  • Faro - 289 106 572, dias úteis das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h e sábado das 9h às 13h
  • Lisboa-Laranjeiras - 217 231 363, dias úteis das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30 e sábado das 9h30 às 15h
  • Marvila - 210 131 862, dias úteis das 9h às 13h30 e das 14h30 às 19h e sábado das 9h às 13h
  • Odivelas - 211 526 164, dias úteis das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30 e sábado das 9h30 às 15h
  • Penafiel - 255 104 044, dias úteis das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h e sábado das 9h30 às 15h
  • Santarém - 243 247 533, dias úteis das 9h às 13h30 e das 14h30 às 18h
  • São João da Madeira - 256 101 082 / 256 101 083, dias úteis das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h
  • Setúbal - 265 550 261, dias úteis das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30 e sábado das 9h30 às 15h
  • Vila Nova de Gaia - 220 127 466, dias úteis das 9h às 13h30 e das 14h30 às 19h e sábado das 9h às 13h
  • Viseu - 232 484 925, dias úteis das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30 e sábado das 9h30 às 15h
  • Porto - 225 571 940, dias úteis das 8h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h30 e sábado das 9h30 às 15h

Lisboagás

GEBALIS

Loja de Marvila

Gold Energy

Loja de Lisboa-Laranjeiras

  • Telefone - 808 205 005 / 966 844 583

Loja do Porto

  • Telefone - 966 844 625

IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional

Loja de Lisboa-Laranjeiras

Loja do Porto

IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção

Agendamento telefónico:

  • Balcão IMPIC Laranjeiras - 217 231 436
  • Balcão IMPIC Braga - 253 205 778
  • Balcão IMPIC Viseu - 232 484 914
  • Balcão IMPIC Porto - 225 571 918
  • Balcão IMPIC Aveiro - 234 405 822
  • Balcão IMPIC Coimbra - 239 863 442
  • Balcão IMPIC Faro - 289 106 521

Email - atendimento@impic.pt

Web - http://www.impic.pt/impic/pt-pt/formulario-solicitar-informacoes

MEO

NOS

  • Telefone - 16 990

Loja de Marvila

  • Telefone - 936 519 953, dias úteis das 8h30 às 17h30

Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)

  • Telefone (para rede fixa) - (+351) 808 202 653, dias úteis das 8h às 20h
  • Telefone (para rede móvel) - (+351) 808 962 690, dias úteis das 8h às 20h
  • E-mail - gricrp.cc@sef.pt
  • Fax - (+351) 214 236 640

Loja de Odivelas

SIMAR - Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas

Via Verde