COVID-19: Atendimento nas Lojas de Cidadão
Informação atualizada a 23 de Fevereiro de 2021
Aviso: As Lojas de Cidadão mantêm-se encerradas durante o período do estado de emergência. Alguns serviços ou balcões em loja estão a funcionar excecionalmente, consulte a página Locais de Atendimento de Serviços Públicos para mais informações.
Continua a ser possível fazer o agendamento prévio para quando as lojas abrirem.
Todos os atendimentos para as Lojas de Cidadão deverão ser agendados previamente. Os cidadãos sem marcação não serão atendidos.
Nesta página encontra informação sobre os serviços e os contactos dos organismos presentes nas Lojas de Cidadão. Consoante a entidade ou o serviço que procura, o agendamento poderá ser feito por telefone e/ou através da internet.
O uso de máscara ou viseira é obrigatório nas deslocações a locais de atendimento de serviços.
Agendamento nos Espaços Cidadão das Lojas de Cidadão
O Espaço Cidadão é um balcão que reúne vários serviços de entidades diferentes. Está presente em todas as Lojas de Cidadão e em centenas de outros pontos no país.
Desde 1 de junho, os Espaços Cidadão presentes nas lojas só efetuam serviços relacionados com:
- Chave Móvel Digital
- Carta de Condução (revalidações, 2ª via e substituições)
- Pedido de Registo Criminal ou Certificado de Contumácia (apenas em algumas lojas, confirme na página sobre de Locais de Atendimento)
- Cartão de Cidadão (renovação, alteração e confirmação de morada)
- Porton di Nos Ilha (registo criminal e certidões para cidadãos de Cabo verde) – nas lojas em que o serviço está disponível
- ADSE Direta - entrega de documentos de despesa.
Só poderá realizar estes serviços num Espaço Cidadão se cumprir os requisitos para o fazer online. Consulte os requisitos através das ligações de cada serviço.
Pode agendar atendimento nos Espaços Cidadão presentes nas Lojas de Cidadão através do Centro de Contacto Cidadão, ligando para o 300 003 990 (dias úteis das 9h às 18h).
Cada pessoa apenas pode fazer 5 pedidos de agendamento.
Os restantes Espaços Cidadão continuam a disponibilizar um catálogo mais alargado de serviços, que inclui outras entidades. Para informação relativa a agendamento em Espaços Cidadãos que não funcionam em Lojas de Cidadão consulte a página de locais de atendimento de serviços públicos. Utilize os filtros para encontrar o Espaço Cidadão mais próximo de si.
Contactos para agendamento para serviços ou balcões de atendimento das Lojas de Cidadão
Os agendamentos para os balcões das Lojas ou serviços são feitos pelos diferentes organismos, de forma a facilitar a escolha do balcão mais conveniente para o cidadão.
Caso queira saber mais sobre quais os serviços que estão em funcionamento nas Lojas de Cidadão consulte a página de locais de atendimento de serviços públicos.
SERVIÇOS MAIS PROCURADOS:
IRN - Instituto dos Registos e do Notariado
- Telefone: 211 950 500
- Web: https://justica.gov.pt/Servicos/Agendamentos
Loja de Cidadão de Odivelas (dias úteis das 9h às 19h)
- Cartão de Cidadão - Telefone: 211 526 036 e 211 526 048
- Passaporte - Telefone: 211 526 045
- Registo Civil - Telefone: 211 526 141
- DUA - Registo Automóvel - Telefone: 211 526 047
- Certidões - Telefone: 211 526 046 ou e-mail: odv_irn_certidoes@ama.pt
- Pedido de Nacionalidade - Telefone: 211 526 037
- Espaço Empresa - Telefone: 211 526 142
DGAJ - Direção-Geral da Administração da Justiça
- Loja de Cidadão das Laranjeiras
- Telefone: 217 906 557, das 9h às 13h30
- E-mail: agendamentoLLaranjeirasRCriminal@dgaj.mj.pt
- Loja de Cidadão do Porto
- Telefone: 225 571 838, das 9h às 13h30
- E-mail: agendamentoLPortoRCriminal@dgaj.mj.pt
Finanças
- Telefone: 217 206 707, das 9h às 19h
Consultar a página relativa a Novas Regras do Atendimento do portal do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP.
ISS - Instituto da Segurança Social, I.P.
- Telefone: 300 502 502, das 9h às 18h
- Web: Portal da Segurança Social em https://siga.marcacaodeatendimento.pt/
OUTROS SERVIÇOS/ENTIDADES:
Águas de Gondomar
- Telefone: 224 660 295 e 224 660 200.
Águas de Valongo
- Telefone: 224 227 390
- E-mail: marcação.atendimento-valongo@bewater.com.pt
Câmara Municipal de Lisboa
Loja de Cidadão de Marvila
Loja Lisboa Marvila
- Telefone: 808 203 232 e 218 170 552
- E-mail: municipe@cm-lisboa.pt
Loja de Cidadão do Saldanha
Balcão Iniciativa Lisboa
- Telefone: 808 203 232 e 218 170 552
- E-mail: municipe@cm-lisboa.pt
Quiosque Europeu
- E-mail: european.citizen@cm-lisboa.pt
Câmara Municipal de Faro - Loja de Cidadão de Faro
- Telefone: 289 870 831
- E-mail: balcaounico@cm-faro.pt (preferencial)
Câmara Municipal de Odivelas (CMO)
- Telefone: 964 931 816, das 11h às 13h30 e das 14h30 às 17h
- E-mail: geral@cm-odivelas.pt
Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM)
- Telefone: 966 372 157, das 11h às 13h30 e das 14h30 às 17h
- E-mail: geral@cm-odivelas.pt
Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE)
- Telefone: 966 372 157, das 11h às 13h30 e das 14h30 às 17h
- E-mail: geral@cm-odivelas.pt
Carris
- Telefone: 213 613 000
- E-mail: vendas@carris.pt
- Web: https://agendamentos.carris.pt
Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes - CNAIM Algarve
Gabinete de Apoio jurídico e Gabinete de Apoio Social
-
Telefone: 910 140 758
-
E-mail: cnaim.algarve@acm.gov.pt
Gabinete de Acolhimento e Triagem
-
E-mail: cnaim.algarve@acm.gov.pt
EDP SU Eletrecidade
Agendamento telefónico:
- Loja de Cidadão de Lisboa - Laranjeiras: 217 231 372
- Loja de Cidadão do Porto: 225 571 864
EMEL
- Telefone: 211 163 060, 2ª a 6ª das 8h às 20h e sábado das 9h às 15h.
- E-mail: agendamentos@emel.pt
Endesa
- Telefone: 217 231 455 (Loja Lisboa - Laranjeiras) e 225 571 931 (Loja Porto)
EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A.
- Telefone: 213 221 111 (24horas/todos os dias)
- E-mail: atendimento@epal.pt
Espaço Empresa
Espaço Empresa de Odivelas
- Telefone: 211 526 142, das 9h às 19h.
GALP
- Telefone: 912 800 135
IEFP - Instituto de Emprego e Formação profissional
- Telefone: 217 231 384 ou 215 802 191
- E-mail: lc.lx.marcacao@iefp.pt
- Web: https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ e https://iefponline.iefp.pt/
IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção
Agendamento telefónico:
- Balcão IMPIC Laranjeiras: 217 231 436
- Balcão IMPIC Braga: 253 205 778
- Balcão IMPIC Viseu: 232 484 914
- Balcão IMPIC Porto: 225 571 918
- Balcão IMPIC Aveiro: 234 405 822
- Balcão IMPIC Coimbra: 239 863 442
- Balcão IMPIC Faro: 289 106 521
Email: atendimento@impic.pt
Web: http://www.impic.pt/impic/pt-pt/formulario-solicitar-informacoes
SIMAR - Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas
- Telefone - 939 955 303, das 9h às 11h e das 15h às 17h