Atendimento nos serviços do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)

No Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) pode tratar de vários serviços relacionados com a inscrição no centro de emprego, procura de emprego e formação profissional, entre outros. O acesso a estes serviços, bem como o esclarecimento de dúvidas, pode ser feito online, por videochamada, ao balcão ou por telefone.

Nesta página encontra informações sobre:

Serviços do IEFP online

Alguns serviços do IEFP podem ser feitos online através do portal Iefponline, a partir do seu computador ou smartphone.

1. Pesquise o serviço que quer utilizar

Para saber se o serviço a que quer aceder pode ser feito no Iefponline, use a barra de pesquisa do ePortugal (no cimo desta página) e pesquise pelo serviço. Também pode pesquisar no portal do IEFP mais informação sobre os serviços.

Todas as páginas dão informação sobre os canais através dos quais pode realizar os serviços e de que vai precisar. Os serviços do IEFP que podem ser realizados online têm uma ligação para o Iefponline.

2. Escolha um meio de autenticação

Pode aceder ao Iefponline com um dos seguintes meios:

O serviço que procura é algum destes?

Estes são alguns dos serviços que pode fazer através do Iefponline:

Apoio por videochamada no IEFP

O IEFP disponibiliza apoio por videochamada, em sessões individuais e coletivas, para quem já tenha feito inscrição no centro de emprego.

Nas sessões individuais é possível validar a inscrição para emprego, conhecer ofertas e medidas de emprego, entre outros assuntos.

Nas sessões coletivas é dada informação, a várias pessoas em simultâneo, sobre os seus direitos e deveres, regras do subsídio de desemprego e como usar os serviços do portal iefponline, como por exemplo candidatar-se a ofertas de emprego.

Para saber como participar nas videoconferências do IEFP, consulte a secção de Perguntas e Respostas das Intervenções por Videoconferência.

Atendimento presencial no IEFP

Os serviços do IEFP são prestados em qualquer balcão desta entidade, incluindo os pontos de atendimento nas Lojas de Cidadão.

O atendimento presencial no IEFP não precisa de ser agendado mas,se preferir, pode marcar o seu atendimento. O atendimento não agendado está sujeito ao número de senhas disponíveis em cada dia.

Pode agendar o atendimento para os seguintes serviços:

  • Atendimento geral, declarações, alterações/atualizações
  • Inscrição/reinscrição para emprego, com ou sem requerimento de prestação de desemprego
  • Procura de ofertas de emprego
  • Recrutamento de trabalhadores
  • Programas e medidas
  • Respostas de formação, Centro Qualifica e outros apoios.

Pode fazer a marcação através dos seguintes meios:

Nota: Deve fazer uma marcação por cada assunto que pretenda tratar. Se tem direito a atendimento prioritário não é preciso fazer marcação.

Existem vários serviços do IEFP também disponíveis nos Espaços Cidadão, consulte a lista de serviços na página individual de cada espaço.

Contactos telefónicos do IEFP

Para informações ou esclarecimentos, pode ligar para o Centro de Contacto do IEFP, através do 215 803 555, nos dias úteis, das 9h às 19h.

Em alternativa, pode contactar os serviços de emprego da Rede de Centros do IEFP.

Informação atualizada a 5 de abril de 2024.