COVID-19: IEFP - Emprego e Formação Profissional

Informação atualizada a 12 de fevereiro de 2021

Alteração dos serviços do Instituto do Emprego e Formação Profissional

Devido à situação da COVID-19, o IEFP comunica as seguintes alterações:

  • o atendimento presencial ao público é efetuado através de agendamento prévio e privilegia os serviços que não podem ser prestados à distância (por via telefónica, correio eletrónico ou online)
  • as intervenções técnicas e entrevistas, nomeadamente para apresentação de oferta de emprego ou ajustamento em medida de emprego, serão realizadas sempre que possível em sistema de videoconferência.
  • as atividades de formação presencial da rede de Centros do IEFP, I.P. foram ajustadas, para cumprimento das regras de saúde e distanciamento social
  • é obrigatório o uso de máscara ou viseira para entrar e permanecer nos locais de atendimento ao público

Para mais informações sobre o funcionamento dos serviços, consulte a secção de Perguntas Frequentes (FAQs) COVID-19 do IEFP ou contacte através do site do IEFP.

Como alternativa, o IEFP disponibiliza um formulário para esclarecimento de dúvidas relacionadas com as medidas adotadas no âmbito da pandemia COVID-19.

Medidas de apoio excecional devido à COVID-19

O IEFP disponibiliza uma página com os procedimentos e condições das candidaturas para aceder às medidas de apoio excecional devido à COVID-19, tais como:

  • apoio ao reforço de emergência de equipamentos sociais e de saúde
  • apoio extraordinário à retoma progressiva de atividade em empresas em situação de crise empresarial, com redução temporária do período normal de trabalho - formação profissional
  • apoio excecional aos artesãos e às unidades produtivas artesanais.

Consulte, também, os apoios no âmbito do Regime extraordinário de majoração das bolsas mensais dos Contrato Emprego -Inserção (CEI) e Contrato Emprego-Inserção+ (CEI+).

Para mais informações sobre eventuais ajustamentos das medidas de emprego no contexto de pandemia, consulte a medida correspondente no site do IEFP.

Serviços disponíveis no iefponline

Através do iefponline é possível:

  • inscrever-se no Centro de Emprego (veja como fazer neste vídeo
  • submeter o requerimento do subsídio de desemprego
  • gerir a inscrição para emprego: atualização de dados, alteração ou anulação da inscrição
  • pesquisar e candidatar-se a ofertas de emprego e de estágio
  • pesquisar e inscrever-se em cursos formação profissional
  • marcar o atendimento presencial nos serviços de emprego
  • aderir ao serviço de notificações eletrónicas, passando a receber por esta via a correspondência do IEFP
  • agendar pedidos de contacto, para comunicar com os técnicos do IEFP
  • obter declarações comprovativas da situação de desemprego
  • submeter documentos
  • entre outros serviços.

Desde maio de 2020, o IEFP passou a dispor de atendimento por videoconferência para utilizadores que já estejam inscritos no centro de emprego. Para mais informações, consulte a secção de Perguntas e Respostas das Intervenções por Videoconferência (pdf).

Pré-agendamento de atendimento presencial

O atendimento presencial é efetuado por pré-agendamento e privilegia as situações que não possam ser tratadas através do telefone,  e-mail ou através do iefponline.

No portal do iefponline deve escolher a opção “Agendamento Online”.  Receberá um e-mail ou SMS com o comprovativo da marcação, com o dia, hora e local para comparência e um código que terá de utilizar no dia do atendimento.

Em alternativa, pode enviar um e-mail ao Serviço de Emprego a solicitar a marcação do atendimento. Os contactos telefónicos e endereços eletrónicos dos serviços disponíveis estão na página da Rede de Centros do IEFP. É obrigatório o uso de máscara ou viseira para entrar e permanecer nos locais de atendimento ao público.

Para informações, pode recorrer ao Centro de Contacto IEFP através do número 300 010 001 ou 215 803 555 (dias úteis, das 8h às 20h) ou através do e-mail iefp.info@iefp.pt.