COVID-19: IEFP - Emprego e Formação Profissional

Alteração dos serviços do Instituto do Emprego e Formação Profissional

Devido à situação da COVID-19, o IEFP comunica as seguintes alterações:

  • As intervenções técnicas e entrevistas, nomeadamente para apresentação de oferta de emprego ou ajustamento em medida de emprego, serão realizadas sempre que possível em sistema de videoconferência.
  • a procura ativa de emprego deverá ser feita, sempre que possível, por meios digitais (ex: candidaturas através de correio eletrónico).
  • as atividades de formação presencial da rede de Centros do IEFP, I.P. mantêm-se suspensas.

Para mais informações sobre a alteração de serviços, consulte a secção de Perguntas Frequentes (FAQs) COVID-19 do IEFP.

Para questões relacionadas com estágios profissionais, estágios inserção, emprego jovem ativo e contratos emprego-inserção (CEI/CEI+) o IEFP disponibiliza uma secção de Perguntas e Respostas sobre as várias medidas adotadas no contexto da pandemia COVID-19.

Como alternativa, o IEFP disponibiliza um formulário para esclarecimento de dúvidas relacionadas com as medidas adotadas no âmbito da pandemia COVID-19.

Medidas de apoio excecional devido à COVID-19

O IEFP disponibiliza uma página com os procedimentos e condições das candidaturas para aceder às medidas de apoio excecional devido à COVID-19, tais como:

  • incentivo financeiro extraordinário para apoio à normalização da atividade da empresa
  • apoio ao reforço de emergência de equipamentos sociais e de saúde
  • apoio extraordinário à manutenção de contratos de trabalho em situação de crise empresarial - formação profissional
  • plano de formação extraordinário

Serviços disponíveis no iefponline

Através do iefponline é possível:

  • inscrever-se no Centro de Emprego (veja como fazer neste vídeo
  • submeter o requerimento do subsídio de desemprego
  • gerir a inscrição para emprego: atualização de dados, alteração ou anulação da inscrição
  • pesquisar e candidatar-se a ofertas de emprego e de estágio
  • pesquisar e inscrever-se em cursos formação profissional
  • marcar o atendimento presencial nos serviços de emprego
  • aderir ao serviço de notificações eletrónicas, passando a receber por esta via a correspondência do IEFP
  • agendar pedidos de contacto, para comunicar com os técnicos do IEFP
  • obter declarações comprovativas da situação de desemprego
  • submeter documentos
  • entre outros serviços.

A partir de maio, o IEFP passa a dispor de atendimento por videoconferência para utilizadores que já estejam inscritos no centro de emprego. Para mais informações, consulte a secção de Perguntas e Respostas das Intervenções por Videoconferência (pdf).

Pré-agendamento de atendimento presencial

O atendimento presencial é apenas feito por pré-agendamento e está limitado a situações que não possam ser tratadas através do telefone ou e-mail.

No portal do iefponline deve escolher a opção “Agendamento Online”.  Receberá um e-mail ou SMS com o comprovativo da marcação, com o dia, hora e local para comparência e um código que terá de utilizar no dia do atendimento.

É obrigatório o uso de máscara ou viseira para entrar e permanecer nos locais de atendimento ao público.

Contactos telefónicos e endereços eletrónicos dos serviços disponíveis em https://www.iefp.pt/redecentros.

Para informações, pode recorrer ao Centro de Contacto IEFP através do número 300 010 001 (dias úteis, das 8h às 20h) ou através do e-mail iefp.info@iefp.pt.