Covid-19: Justiça

Informação atualizada a 14 de junho de 2021

Aviso

Validade de documentos

Os documentos expirados depois de 24 de fevereiro de 2020 são válidos até 31 de dezembro de 2021, para todos os efeitos legais.

Esta regra aplica-se ao Cartão de Cidadão e Certidões.

Para informações sobre a validade de outros documentos consulte a página COVID-19: informações sobre serviços públicos.

Cartão de Cidadão

Disponível online

Disponível em atendimento presencial 

O atendimento presencial sem agendamento prévio está disponível nos balcões de registo, com exceção dos que estão localizados nos concelhos de risco elevado ou muito elevado, e inseridos em Lojas de Cidadão. 

O agendamento para o atendimento presencial pode ser feito online ou por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111, das 9h às 18h, nos dias úteis, ou através dos contactos dos serviços de Registos.

Saiba mais aqui sobre o atendimento presencial nos balcões do Registo.

Renovação automática do Cartão de Cidadão

A renovação por SMS do Cartão de Cidadão foi descontinuada e substituída pela renovação automática com entrega do cartão em casa.

O serviço de renovação automática do Cartão de Cidadão está disponível para os/as cidadãos/ãs residentes em Portugal, que:

  • tenham 25 anos ou mais
  • tenham o Cartão de Cidadão caducado, ou a caducar dentro de 60 dias, e ainda não tenham pedido a renovação por outra via (online ou presencial)
  • na última renovação tenham atualizado os dados biométricos (fotografia e impressões digitais)
  • não estejam sujeitos ao regime do maior acompanhado
  • não precisem de alterar o nome, assinatura, fotografia, morada ou contactos

Quem tem o Cartão de Cidadão caducado ou a caducar, e ainda não tenha pedido a renovação, vai receber, por correio, uma carta PIN para fazer a renovação automática, sem alteração de dados. 

A partir de julho, o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) envia a carta PIN com os códigos do novo Cartão de Cidadão para casa do/a titular do cartão, 60 dias antes do fim da validade do documento. Caso não receba a carta PIN, pode pedir uma segunda via através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111.

A carta inclui uma referência de multibanco para o pagamento do serviço de renovação. Após o pagamento no prazo indicado, o novo Cartão de Cidadão será enviado para casa do/a titular.

Saiba mais sobre o serviço de entrega do Cartão de Cidadão por correio.

Nota: Caso receba duas cartas PIN, por já ter feito a renovação por outra via (online ou presencial), deve considerar apenas a carta PIN sem informação da referência multibanco e ignorar a carta da renovação automática. 

Ativação das funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão

As funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão permitem ao cidadão autenticar-se, realizar serviços através da Internet ou assinar documentos digitais

Para usar as funcionalidades do Cartão de Cidadão precisa de um leitor de cartões smartcard e os códigos PIN do cartão. 

A ativação das funcionalidades de autenticação e da assinatura digital só pode ser feita presencialmente, nos balcões de levantamento do Cartão de Cidadão. Assim, caso receba o Cartão de Cidadão em casa, deverá deslocar-se a um balcão de levantamento do Cartão de Cidadão para fazer a ativação. Leve consigo a carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão.

Antes de se dirigir ao balcão, terá de fazer o agendamento online ou através da Linha Cartão de Cidadão, (+351) 210 990 111. 

Serviço de entrega do Cartão de Cidadão por correio

O serviço de entrega do Cartão de Cidadão por correio está disponível nas renovações automática, online e presencial do cartão. A iniciativa abrange as pessoas, com 18 anos ou mais, que sejam residentes em Portugal.

Saiba mais sobre o serviço de entrega do Cartão de Cidadão por correio.

Levantamento do Cartão de Cidadão em Centros de Entregas Temporários ou Quiosques Cidadão

Atualmente, tanto os Centros de Entregas Temporários como os Quiosques Cidadão estão encerrados.

Mais informações na página COVID-19: Levantar o Cartão de Cidadão.

Linha Telefónica Cartão de Cidadão

Para assuntos relacionados especificamente com o Cartão de Cidadão, contacte a Linha telefónica 210 990 111. Funciona nos dias úteis, entre as 9h e as 17h. Para cancelamentos do Cartão de Cidadão, a Linha funciona 24 horas em todos os 7 dias da semana.

Passaporte

O serviço de emissão de passaportes está disponível apenas para pedidos urgentes e extremamente urgentes e funciona nas lojas do Passaporte dos aeroportos do Porto e Lisboa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Os pedidos de agendamento devem ser feitos através do e-mail gricrp.cc@sef.pt.

O levantamento de passaportes está a funcionar nos balcões dos Registo. Caso os serviços estejam localizados nos concelhos de risco elevado ou muito elevado, ou estejam inseridos nas Lojas de Cidadão, é necessário pré-agendar o atendimento online ou por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111, das 9h às 18h, nos dias úteis, ou através dos contactos dos serviços de Registos.

Saiba mais informações sobre as alterações no serviço de atendimento do SEF.

Registo Civil e Nacionalidade

Disponível online

Para mais informações sobre processos de Registo Civil, consulte o portal Justiça.gov.pt.

Disponível em atendimento presencial

O atendimento presencial sem agendamento prévio está disponível nos balcões de registo, com exceção dos que estão localizados nos concelhos de risco elevado ou muito elevado, e inseridos em Lojas de Cidadão. 

Na área Agendamentos da Justiça pode agendar online para os serviços de casamento, divórcio e separação de pessoas e bens por mútuo consentimento, habilitação de herdeiros, partilha e registos.

Também pode agendar qualquer serviço de registo civil através dos contactos (telefone e email) dos balcões do Registo.

Saiba mais aqui sobre o atendimento presencial nos balcões do Registo.

Registo Predial (Casas e terrenos)

Disponível online

Mais informações em Portal Justiça.gov.pt.

Atendimento presencial

O atendimento presencial sem agendamento prévio está disponível nos balcões de registo, com exceção dos que estão localizados nos concelhos de risco elevado ou muito elevado, e inseridos em Lojas de Cidadão. 

Na área Agendamentos da Justiça pode agendar online para os serviços de Casa Pronta, justificação do registo predial e retificação do registo predial.

Também pode agendar qualquer serviço de registo predial através dos contactos (telefone e e-mail) dos balcões do Registo.

Saiba mais aqui sobre o atendimento presencial nos balcões do Registo.

Registo Comercial

Disponível online

Empresa Online | Serviços do registo comercial:

Mais informações sobre registo comercial no portal Justiça.gov.pt.

Atendimento presencial

O atendimento presencial está em funcionamento, mediante agendamento prévio. Saiba mais sobre o atendimento presencial.

Saiba mais aqui sobre o atendimento presencial nos balcões do Registo.

Registo Automóvel

Tribunais e Registo Criminal

No caso dos tribunais, aconselha-se que:

  • as deslocações aos tribunais se limitem às pessoas que foram convocadas para diligências processuais ou que tenham motivo absolutamente inadiável, e que não possam tratar pelo telefone ou informaticamente. Neste caso, deve agendar previamente o atendimento
  • os cidadãos convocados para diligências processuais e que, nas duas semanas anteriores, tenham estado em zonas de risco da doença COVID-19 - quer no estrangeiro, quer dentro do país - devem informar previamente o tribunal por email ou por telefone.

Se precisar de pedir o registo criminal, deve fazer o pedido:

Consulte todas as informações sobre o pedido de registo criminal.

Disponível online

Ver mais informações sobre Tribunais no portal Justiça.gov.pt.

DIREÇÃO-GERAL DE REINSERÇÃO E SERVIÇOS PRISIONAIS (DGRSP)

De acordo com as medidas extraordinárias implementadas no contexto atual, foi decidida:

  • a suspensão provisória das visitas em todos os estabelecimentos prisionais e centros educativos;
  • a suspensão das transferências de reclusos entre estabelecimentos prisionais.

INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI)

Todos os serviços do INPI estão apenas disponíveis online até 31 de dezembro de 2021.

O pedido de agendamento para o atendimento online é feito através do envio de um email para agendamento.online@inpi.pt, onde deve constar informação da data e hora desejadas. Em alternativa, o cliente poderá fazer o agendamento através do formulário disponível no portal do INPI

Estão ainda disponíveis os meios de atendimento telefónico (Linha Azul - 808 200 689), email (servico.publico@inpi.pt) e videoconferência, enviando um email para agendamento.online@inpi.pt, indicando o dia e hora em que deseja marcar o atendimento, posteriormente os serviços do INPI enviam a confirmação.

A assinatura digital deixou de ser obrigatória em vários atos relacionados com os Direitos de Propriedade Industrial. Para mais informações, consulte a página do INPI. Enquanto durar o período pandémico, todos os atos relacionados com entrega de documentos devem ser entregues ao INPI exclusivamente por via online.

Para esclarecer outras dúvidas, o INPI disponibiliza uma página com perguntas e respostas (FAQs).

Disponível online:

Ver mais no portal do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.