COVID-19: Levantar o Cartão de Cidadão

Informação atualizada a 26 de fevereiro de 2021

Devido à manutenção do estado de emergência, o serviço de levantamento do Cartão de Cidadão é restrito a pedidos de caráter urgente e extremamente urgente.

Atualmente, tanto os Centros de Entregas Temporários como os Quiosques Cidadão estão encerrados.

Agendar levantamento do Cartão de Cidadão em balcões do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN)

Devido à situação provocada pela pandemia da COVID-19, o levantamento do Cartão de Cidadão apenas está a funcionar para casos prioritários, mediante agendamento.

Em caso de urgência contacte diretamente o balcão de Registo ou a linha do Cartão de Cidadão 210 990 111.

É possível agendar o levantamento do Cartão de Cidadão (pedido normal) apenas para o período pós-confinamento.

Requisitos para levantar o Cartão de Cidadão

Para levantar o Cartão de Cidadão tem de levar consigo a carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão. Esta carta é enviada para a morada que indicou ao pedir o primeiro Cartão de Cidadão ou renovar o Cartão de Cidadão.

Na carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão, além dos códigos para usar as funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão, é indicado o local onde tem de levantar o Cartão de Cidadão.

Levantamento na Rede Espaços Cidadão

Devido à situação provocada pela pandemia da COVID-19, o levantamento do Cartão de Cidadão apenas está a funcionar para casos prioritários, mediante agendamento.

Em caso de urgência contacte diretamente o balcão de Registo ou a linha do Cartão de Cidadão 210 990 111.

É possível agendar o levantamento do Cartão de Cidadão (pedido normal) apenas para o período pós-confinamento.

Serviço de entrega do Cartão de Cidadão por correio

A iniciativa abrange as pessoas, com 18 anos ou mais, que sejam residentes em Portugal e que:

  • pediram a renovação do cartão (inclusive tenham pago a renovação)
  • tenham os contactos de telemóvel ou email associados ao Cartão de Cidadão
  • tenham as impressões digitais no sistema do IRN
  • sejam capazes, ou seja, não sujeitos ao regime do maior acompanhado
  • cujo cartão a entregar não tenha sido emitido antes de setembro de 2019.

Estes cidadãos vão receber um SMS ou e-mail com informações sobre o envio do cartão para a morada do Cartão de Cidadão.

Saiba mais sobre o serviço de entrega do Cartão de Cidadão por correio.

Contactos e mais informações

Para informações sobre o Cartão de Cidadão, contacte o (+351) 210 990 111 (dias úteis, das 9h às 17h).

Relembramos que os Cartões de Cidadão expirados depois de 24 de fevereiro de 2020 são válidos até 31 de março de 2021. Depois de 31 de março de 2021 continuam válidos, desde que os portadores apresentem um comprovativo do agendamento da renovação.

Para informações sobre a validade de outros documentos consulte a página COVID-19: informações sobre serviços públicos.