COVID-19: Levantar o Cartão de Cidadão

O levantamento do Cartão de Cidadão esteve suspenso durante o Estado de Emergência, levando a um elevado número de Cartões de Cidadão por levantar. Para fazer face a este problema estão a ser abertos centros de entrega temporários do Cartão de Cidadão e Quiosques Cidadão.

Se já pediu ou renovou o Cartão de Cidadão e escolheu para levantamento um dos locais abrangidos pelos centro de entregas temporários do Cartão de Cidadão, sem ter efetuado o agendamento, vai ser contactado pelo Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) para agendar o levantamento do Cartão de Cidadão.

Se o local de levantamento do seu Cartão de Cidadão não está abrangido por nenhum centro de entrega temporário do Cartão de Cidadão ou Quiosque Cidadão terá de agendar o levantamento.

Agendar levantamento do Cartão de Cidadão em balcões do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN)

Devido à situação provocada pela pandemia da COVID-19, o levantamento do Cartão de Cidadão tem de ser agendado.

Pode agendar o levantamento do Cartão de Cidadão através do portal de agendamento online ou contactando diretamente o balcão indicado na carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão.

Requisitos para levantar o Cartão de Cidadão

Para levantar o Cartão de Cidadão tem de levar consigo a carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão. Esta carta é enviada para a morada que indicou ao pedir o primeiro Cartão de Cidadão ou renovar o Cartão de Cidadão.

Na carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão, além dos códigos para usar as funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão, é indicado o local onde tem de levantar o Cartão de Cidadão.

Contactos e mais informações

Para informações sobre o Cartão de Cidadão, contacte o (+351) 210 990 111 (dias úteis, das 9h às 17h).

Relembramos que os Cartões de Cidadão expirados depois de 24 de fevereiro são válidos até 30 de outubro de 2020. Depois de 30 de outubro continuam válidos, desde que os portadores apresentem um comprovativo do agendamento da renovação.

Para informações sobre a validade de outros documentos consulte a página COVID-19: informações sobre serviços públicos.