COVID-19: Segurança Social

Apoios, subsídios, pensões, abonos, processos executivos

Nesta página encontra informações sobre:

A Segurança Social disponibiliza uma página com as medidas de apoio excecional devido à COVID-19 para cidadãos e empresas.

MEDIDAS DE APOIO EXCECIONAL E PRINCIPAIS SERVIÇOS ONLINE PARA CIDADÃOS E EMPRESAS

Disponível online:

Em resposta à COVID-19, passam a estar disponíveis os seguintes serviços:

Para mais informações, consulte a secção de Perguntas Frequentes (FAQs) COVID-19 da Segurança Social.

Através da Segurança Social Direta (SSD), também pode realizar operações relacionadas com:

  • Subsidio parental
  • Abono de Família
  • Pensão de velhice
  • Emissão de documento de pagamento
  • Inserção/atualização do IBAN para recebimento das prestações

Caso tenha dificuldades na utilização do portal da Segurança Social Direta, consulte o Guia Prático da SSD (pdf).

Execuções fiscais, processos executivos e penhoras

AGENDAR ATENDIMENTO NA SEGURANÇA SOCIAL

Durante a crise da COVID-19, o atendimento presencial da Segurança Social está limitado a:

  • cidadãos que sejam convocados pela Segurança Social 
  • atendimentos agendados para assuntos que não possam ser tratados pelo telefone, e-mail ou via Segurança Social Direta

A marcação pode ser efetuada através da plataforma de agendamentos SIGA (também disponível em aplicação móvel para iOS e Android) ou através da Linha Segurança Social: 300 502 502 (dias úteis das 9h às 18h).

A plataforma disponibiliza atendimento para as seguintes entidades:

  • Instituto da Segurança Social (ISS)
  • Instituto da Segurança Social (ISS) – Centro Nacional de Pensões (CNP)
  • Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS)
  • Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)
  • Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)

Para efetuar agendamento é necessária uma senha de acesso à Segurança Social Direta (mais informações na página de registo).