Accessibility statement
A AMA - Agência para a Modernização Administrativa, I.P. compromete-se a disponibilizar o sítio Web ePortugal.gov.pt, em conformidade com o Decreto-Lei n.º 83/2018, de 19 de outubro, que transpõe a Diretiva (UE) 2016/2102 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativa à acessibilidade dos sítios Web e das aplicações móveis.
I. Estado de conformidade
O sítio Web ePortugal.gov.pt da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, I.P. está parcialmente conforme para com o Decreto-Lei n.º 83/2018 de 19 de outubro.
As não conformidades e/ou isenções são indicadas abaixo.
Não conformidades e/ou alvo de isenções
A. Enumeração das secções / conteúdos / funções do sítio Web que não estão conformes e/ou alvo de isenção:
- O portal ePortugal.gov.pt é constituído por diversas aplicações. A componente principal do portal ePortugal e o Mapa de Cidadão estão em conformidade com a grande maioria dos requisitos de acessibilidade. No entanto, as restantes aplicações do portal, tais como o Balcão do Empreendedor ou A Minha Rua, estão não conformes.
B. Razões que estão na base da não conformidade dos conteúdos indicados acima:
- Encargos desproporcionados, em relação aos quais foi invocada exceção temporária no âmbito do art. 6.º do DL n.º 83/2018 e artigo 5.º da Diretiva (UE) 2016/2102.
II. Elaboração da presente declaração de acessibilidade e usabilidade
Esta declaração foi atualizada a 2022-05-11.
De acordo com o artigo 9º do Decreto-Lei n.º 83/2018, as entidades devem adotar os procedimentos de monitorização a seguir apresentados. Os procedimentos A) e B) são obrigatórios. O procedimento C) é recomendado.
A. Avaliações automáticas levadas a efeito
- (2020-05-07). Relatório: ePortugal.gov.pt - Relatório do Observatório Português da Acessibilidade Web
- Ferramenta utilizada: AccessMonitor
- Amostra: 36 páginas.
- Principais resultados (sumário): Foram avaliadas 36 páginas, tendo sido obtida uma avaliação média de 9.4.
- (2020-09-23). Relatório: Mapa de Cidadão - Relatório do Observatório Português da Acessibilidade Web
- Ferramenta utilizada: AccessMonitor
- Amostra: 1 páginas.
- Principais resultados (sumário): Foi avaliada 1 página, tendo sido obtida uma avaliação 6.6.
- (2020-09-21). Relatório: Bolsa de Documentos - Relatório do Observatório Português da Acessibilidade Web
- Ferramenta utilizada: AccessMonitor
- Amostra: 1 páginas.
- Principais resultados (sumário): Foi avaliada 1 página, tendo sido obtida uma avaliação 5.7.
Razões que levaram à não realização de avaliações automáticas:
- Trata-se de uma aplicação móvel.
B. Avaliações manuais levadas a efeito:
- (2020-07-17). Relatório: ePortugal.gov.pt - Recolha de evidências relativa à Checklist 10 Aspetos Funcionais (xlsx; 1,51MB)
- Amostra: 23 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 16/19
- (2020-08-11). Relatório: ePortugal.gov.pt - Recolha de evidências relativa à Checklist Transação (xlsx; 146 KB)
- Amostra: 3 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 9/9
- (2020-09-24). Relatório: ePortugal.gov.pt - Recolha de evidências relativa à Checklist Conteúdos (xlsx; 903 KB)
- Amostra: 52 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 14/16
- (2021-09-06). Relatório: Mapa de Cidadão - Recolha de evidências relativa à Checklist 10 Aspetos Funcionais (xlsx; 2,58 MB)
- Amostra: 1 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 16/16
- (2021-09-06). Relatório: Mapa de Cidadão - Recolha de evidências relativa à Checklist Transação (xlsx; 1,74 MB)
- Amostra: 1 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 10/10
- (2021-09-06). Relatório: Mapa de Cidadão - Recolha de evidências relativa à Checklist Conteúdos (xlsx; 18,0 MB)
- Amostra: 1 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 10/10
- (2020-09-29). Relatório: Balcão do Empreendedor - Recolha de evidências relativa à Checklist 10 Aspetos Funcionais (xlsx; 937KB)
- Amostra: 3 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 11/16
- (2020-09-28). Relatório: Balcão do Empreendedor - Recolha de evidências relativa à Checklist Transação (xlsx; 64 KB)
- Amostra: 3 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 0/0
- (2020-09-28). Relatório: Balcão do Empreendedor - Recolha de evidências relativa à Checklist Conteúdos (xlsx; 59 KB)
- Amostra: 3 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 8/15
- (2020-09-29). Relatório: Aplicação eForms - Recolha de evidências relativa à Checklist 10 Aspetos Funcionais (xlsx; 811 KB)
- Amostra: 3 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 10/16
- (2020-09-28). Relatório: Aplicação eForms - Recolha de evidências relativa à Checklist Transação (xlsx; 134 KB)
- Amostra: 3 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 9/12
- (2020-09-28). Relatório: Aplicação eForms - Recolha de evidências relativa à Checklist Conteúdos (xlsx; 60 KB)
- Amostra: 3 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 4/10
- (2020-09-28). Relatório: Sistema de Indústria Responsável (SIR) - Recolha de evidências relativa à Checklist Transação (xlsx; 64 KB)
- Amostra: 1 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 8/13
- (2020-09-28). Relatório: Sistema de Indústria Responsável (SIR) - Recolha de evidências relativa à Checklist Conteúdos (xlsx; 93 KB)
- Amostra: 1 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 6/9
- (2020-09-22). Relatório: Bolsa de Documentos - Recolha de evidências relativa à Checklist 10 Aspetos Funcionais (xlsx; 477 KB)
- Amostra: 1 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 10/17
- (2020-09-22). Relatório: Bolsa de Documentos - Recolha de evidências relativa à Checklist Transação (xlsx; 68 KB)
- Amostra: 1 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 7/8
- (2020-09-21). Relatório: Bolsa de Documentos - Recolha de evidências relativa à Checklist Conteúdos (xlsx; 60 KB)
- Amostra: 1 páginas.
- Principais resultados (heurísticas satisfeitas/total heurísticas aplicadas): 7/11
C. Testes de usabilidade com pessoas com deficiência:
- (2021-12-10). Relatório: Testes de Usabilidade e Acessibilidade Do Mapa de Cidadão
- Caraterização dos participantes: 4 pessoas sem deficiência + 2 pessoas com deficiência visual – baixa visão e cegueira
- Tarefas/Processos: • Cenário 1 - Encontrar as Horas de Maior Procura do Serviço “NIF-Pedido de 1 via/Alterações” do Serviço Autoridade Tributária e Aduaneira da Loja de Cidadão de Saldanha. • Cenário 2 - Consultar no Mapa de Cidadão os serviços que se encontram abertos. • Cenário 3 - Tirar uma senha para o atendimento presencial do IRN – “Cartão de Cidadão – Pedido ou Renovação” da Loja de Cidadão de Saldanha. • Cenário 4 - Consultar as direções do serviço Autoridade Tributária e Aduaneira da Loja de Cidadão de Saldanha.
- Principais resultados (sumário): Melhorar a funcionalidade dos filtros; Melhorar as secções de pesquisa rápida.
III. Contacto e solicitação de informação relativa ao sítio Web
Para contactar, enviar sugestões, efetuar reclamações ou solicitar informação adicional relativamente aos conteúdos e/ou funcionalidades presentes no sítio Web da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, I.P., utilize, por favor, os seguintes meios:
- E-mail:
- ama@ama.pt
IV. Outras evidências
Outras evidências
O portal ePortugal.gov.pt, da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, IP, encontra-se em constante evolução para responder às necessidades dos seus utilizadores. Neste sentido, serão realizadas novas avaliações automática e manuais para que sejam cumpridos todos os requisitos necessários para aquisição do selo prata.
V. Denúncia de situações de discriminação
De acordo com o n.º 1 do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 83/2018, de 19 de outubro, sempre que uma pessoa com deficiência seja objeto de um tratamento menos favorável do que aquele que é, tenha sido ou venha a ser dado a outra pessoa em situação comparável, que consubstancie uma prática discriminatória contra pessoas com deficiência, prevista e punida nos termos do artigo 4.º da Lei n.º 46/2006, de 28 de agosto, pode, essa pessoa, apresentar queixa, de acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 34/2007, de 15 de fevereiro.
O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), disponibiliza um formulário para denunciar situações de discriminação, encaminhando as queixas apresentadas às entidades competentes. Anualmente, o INR, I.P. elabora um relatório anual sobre a aplicação da lei que proíbe e pune a discriminação em razão da deficiência e da existência de risco agravado de saúde (Lei n.o 46/2006, de 28 de agosto).
A presente Declaração de Acessibilidade e Usabilidade foi criada com o auxílio do Gerador WAI-Tools PT v1.5, desenvolvido no âmbito do projeto WAI-Tools, de cujo consórcio a AMA é parte integrante. A Declaração foi concebida em conformidade com o Decreto-Lei n.º 83/2018, de 19 de outubro.