Conselhos para Digitalização de Documentos

No decorrer dos serviços online pode ser necessário proceder à digitalização e envio dos documentos. Tenha em atenção que a qualidade do documento digitalizado depende da qualidade do original.

Para efetuar este procedimento com sucesso deverá ter em atenção os seguintes passos:

  • Verifique se o original se encontra legível e apresenta um bom contraste. Caso o original esteja esbatido, ajuste os parâmetros de impressão (escolha o que resulta numa maior qualidade). Verifique também se a impressora necessita de substituir os consumíveis (tinteiros ou tonner).
  • Use tinta preta ou muito escura para assinar os documentos a digitalizar e verifique se se encontra legível após a digitalização.
  • No programa de digitalização escolha as opções correspondentes a uma qualidade de 100 dpi ou 200 dpi (pontos por polegada/dots per inch).
  • No software de digitalização escolha um tipo de digitalização correspondente a “preto e branco” ou “níveis de cinzento” – não é conveniente a digitalização a cores. Nota: alguns programas referem-se a este tipo de digitalização como “texto” ou “line-art”.
  • As páginas dos documentos devem ser digitalizados num só documento. Consulte as opções do seu programa de digitalização para obter este resultado. Caso o software não suporte esta funcionalidade, envie as páginas digitalizadas em separado indicando o número da página na respetiva descrição. Por exemplo: “Pacto Social e Anexo de Reconhecimentos – pág. 1 de 5”.
  • Verifique a qualidade do documento digitalizado. Comprove que o mesmo se encontra legível antes do seu envio.

Nota: As instruções específicas do processo de digitalização dependem do digitalizador (scanner) e programa utilizados, razão pela qual deverá ler o manual de instruções que acompanha o seu equipamento específico.