Confirmar a alteração de morada do Cartão de Cidadão

A confirmação conclui o processo de alteração de morada do Cartão de Cidadão. 

Pode confirmar a alteração de morada no portal ePortugal, de forma fácil e rápida, autenticando-se com Chave Móvel Digital (CMD) ou Cartão de Cidadão.

Se preferir, pode confirmar a alteração de morada num Espaço Cidadão ou Balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN).

pt.ama.bde.ces.fichaservico.canais.title

Saiba onde pode realizar o serviço e quais as vantagens de cada canal

  • Online

    Autentique-se com CMD ou Cartão de Cidadão.

    Gratuito

    Só depois de confirmar a alteração de morada é que a morada fica alterada no Cartão de Cidadão.

    Este serviço pode ser feito com apoio por videochamada. Clique no botão "Apoio" no lado direito da página e agende.

  • Leve consigo o Cartão de Cidadão e a carta de confirmação de alteração de morada.

    Gratuito

    Saiba quais os locais onde pode fazer a confirmação da morada.

Quem pode confirmar a alteração de morada do cartão de cidadão?

Quando se pode confirmar a alteração de morada do cartão de cidadão?

Deve confirmar a alteração da morada depois de receber a carta de confirmação, e dentro do prazo indicado nesta.

Esta carta é enviada depois de ter feito o pedido de alteração de morada e deverá chegar em cinco dias úteis. Se a carta for enviada para o estrangeiro, Açores ou Madeira, pode demorar mais alguns dias a chegar.

Ultrapassado o prazo indicado na carta, não será possível confirmar a nova morada e terá de fazer um novo pedido de alteração de morada.

Quais os documentos e requisitos para confirmar a alteração de morada do cartão de cidadão?

Na Internet

Vai precisar de se autenticar no portal ePortugal com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão e ter consigo a carta de confirmação de alteração de morada.

Ao balcão

Vai precisar de levar consigo o Cartão de Cidadão e a carta de confirmação de alteração de morada.

Como confirmar a alteração de morada do cartão de cidadão?

Depois de receber a carta de confirmação na nova morada, deve confirmar o processo de alteração de morada no Cartão de Cidadão.

Para confirmar a morada através da internet:

  1. Aceda ao serviço de confirmação de alteração de morada
  2. Autentique-se com Chave Móvel Digital (CMD) ou Cartão de Cidadão
  3. Verifique o número do processo e morada e clique seguinte (caso a morada não esteja correta, terá de fazer um novo pedido de alteração de morada)
  4. Introduza o código de confirmação de morada (está na carta de confirmação que recebeu depois de pedir a alteração da morada). Se fizer a confirmação de morada em nome de outra pessoa, terá de inserir os dados, o número do processo e o código de confirmação associados ao pedido dessa pessoa.

Após a confirmação, verifique se o processo ficou concluído com sucesso e se a morada aparece atualizada.

Caso não receba a carta de confirmação, deverá contactar os serviços competentes, através do número 210 990 111 (dias úteis, das 9h às 18h) ou do e-mail cartaodecidadao@irn.mj.pt.

Para confirmar a morada presencialmente dirija-se a um:

Só depois de confirmar a alteração de morada é que a morada fica alterada no Cartão de Cidadão. A nova morada é então comunicada à Segurança Social, Finanças, Saúde, Registos e recenseamento eleitoral (local de voto), entre outras entidades públicas.

Qual o preço para confirmar a alteração de morada do cartão de cidadão?

A confirmação da alteração de morada é gratuita.

Qual o prazo para confirmar a alteração de morada do cartão de cidadão?

O prazo limite para a confirmação de alteração de morada do Cartão de Cidadão é de 60 dias. Pode ver a data limite exata na carta que recebeu com o código de confirmação de alteração de morada. 

Se perdeu ou não recebeu a carta de confirmação de alteração de morada, deverá pedir a segunda via da carta.

Contactos para apoio