Litoteca - consulta e cedência de amostragens geológicas

Informações sobre como e onde realizar a consulta e o pedido de cedência de de amostragens geológicas da litoteca.

Service channels

Learn where you can carry out the service and what are the advantages of each channel

How litoteca - consulta e cedência de amostragens geológicas?

O LNEG dispõe de três arquivos de amostragem geológica, designados litotecas, onde se gerem diversas coleções de amostras e dados provenientes de furos de sondagens e levantamentos geológicos realizados no território nacional, entregues ao abrigo do Decreto n.º 39669, de 20 de maio de 1954.

Atualmente existem, preservados nas litotecas, cerca de 700 mil metros de testemunhos de sondagens, resultantes de estudos no âmbito da prospeção e pesquisa de recursos geológicos e amostragem diversa adquirida durante a execução de projetos de investigação da infraestrutura geológica e hidrogeológica do país, desenvolvidos pelo Laboratório ou entregues por operadores privados. Mais de uma centena de cortes geológicos com milhares de amostras, lâminas delgadas de rochas, células de microfósseis e documentação técnica variada relativa à amostragem em arquivo, completam o espólio das litotecas.

É possível  obter informações mais detalhadas para a consulta e cedência de amostragem geológica através do contacto prévio com a unidade responsável.