Serviço para Bibliotecários – Cooperação PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos

Estabelecida em 1986, a PORBASE é coordenada pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e está disponível ao público desde Maio de 1988, sendo atualmente a maior base de dados bibliográficos do país, que reflete não só as coleções da BNP como também de mais 170 outras bibliotecas portuguesas de variados tipos e dimensões, tanto públicas como privadas.

Service channels

Who can serviço para Bibliotecários – Cooperação PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos?

What are the documents and requirements to serviço para Bibliotecários – Cooperação PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos?

  • Contact in writing the Cooperation Office and Bibliographic Standards, including:

    • Library features or information service;
    • Subject areas covered, the data format and the computer system used;
    • And sending a file with a small sample of bibliographic records of your catalog.

    In response, the BNP will send the technical documentation necessary to start the process of cooperation, as well as the protocol of accession, simultaneously starting a review of registrations received for verification of the conditions of standardization and compatibility.

  • • Áreas temáticas cobertas, o formato de dados e o sistema informático utilizado;
  • • E enviando um ficheiro com uma pequena amostra de registos bibliográficos do seu catálogo.
  • Em resposta, a BNP enviará a documentação técnica necessária ao início do processo de cooperação, assim como o protocolo de adesão, iniciando simultaneamente a avaliação dos registos recebidos para efeitos de verificação das condições de normalização e compatibilidade.

How serviço para Bibliotecários – Cooperação PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos?

A PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos, é o catálogo coletivo em linha das bibliotecas portuguesas. Estabelecida em 1986, a PORBASE é coordenada pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e está disponível ao público desde maio de 1988, sendo atualmente a maior base de dados bibliográficos do país, que reflecte não só as coleções da BNP como também de mais 170 outras bibliotecas portuguesas de variados tipos e dimensões, tanto públicas como privadas. Aberta à livre participação das bibliotecas portuguesas, a PORBASE assenta numa filosofia de cooperação com Regulamento próprio, visando optimizar os recursos disponíveis e a normalização das práticas profissionais. A adesão à PORBASE requer a adoção de determinados princípios e normas bibliográficas tal como definido genericamente da Carta de Princípios PORBASE.

What is the support legislation?

Related topics