Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social
O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) tem por missão a gestão financeira unificada dos recursos económicos consignados no Orçamento da Segurança Social (OSS).
Com um posicionamento estratégico de caráter transversal no sistema de Segurança Social, o IGFSS presta serviços em áreas de negócio distintas:
Orçamento e conta da Segurança Social;
Gestão da dívida;
Património imobiliário;
Gestão financeira;
Auditoria do Sistema de Segurança Social.
Cada uma destas áreas é responsável por:
Recuperar a dívida à Segurança Social através da cobrança coerciva, gerindo os respetivos processos de execução de dívidas, bem como mediante outros instrumentos extraordinários de regularização, contribuindo, ainda, para a viabilização das empresas em situação económica difícil;
Gerir os imóveis que integram o património imobiliário da Segurança Social;
Elaborar e acompanhar a execução do Orçamento da Segurança Social e produzir a Conta da Segurança Social, que integram o Orçamento de Estado e a Conta Geral do Estado;
Desempenhar as funções de tesouraria única do sistema de Segurança Social, na vertente de recebimento e pagamento direto a beneficiários, bem como de abastecimento financeiro diário às suas instituições e serviços, garantindo em simultâneo a rendibilização de fundos;
Verificar, acompanhar, avaliar e informar, nos domínios orçamental, económico e patrimonial, as atividades dos organismos que integram o sistema de Segurança Social.