Instituto Nacional de Estatística
O INE como uma Autoridade Estatística independente e credível, que desenvolve processos estatísticos metodologicamente avançados, que recorre à inovação tecnológica, à ciência de dados, à integração de múltiplas fontes para fins estatísticos, no respeito pela confidencialidade dos cidadãos e entidades, e que devolve à sociedade estatísticas de valor para um melhor conhecimento, investigação e a tomada de decisão.
Valores do INE
O INE, em linha com o Código de Conduta para as Estatísticas Europeias, pauta-se por Valores de:
- Profissionalismo, ética e respeito pela confidencialidade;
- Independência técnica, objetividade e imparcialidade;
- Valorização dos recursos humanos e desenvolvimento de novas competências;
- Compromisso para com a Qualidade;
- Criatividade, inovação e melhoria contínua dos processos;
- Respeito pelos detentores de fontes de dados;
- Sucesso nas parcerias com entidades externas;
- Satisfação das necessidades estatísticas diferenciadas.
O INE tem por Missão produzir, de forma independente e imparcial, informação estatística oficial de qualidade, relevante para a Sociedade, promovendo a coordenação, a análise, a inovação e a divulgação da atividade estatística nacional, garantindo o armazenamento integrado de dados.
COVID-19 / novo coronavírus - AVISO
Medidas de caráter extraordinário para os serviços de atendimento ao público
Verifique se o serviço que procura está disponível online ou por telefone. Alguns serviços podem continuar disponíveis por atendimento presencial, dependendo de certas condições. Saiba mais abaixo.
Atendimento a investigadores
É assegurado o devido apoio e acesso às bases de microdados anonimizados. O acesso ao safe center nas instalações do INE a investigadores acreditados está sujeito a agendamento prévio. Os pedidos de agendamento devem ser submetidos no Portal do INE – Pedidos de informação.
Toda a informação sobre como ter acesso às bases de microdados anonimizados para fins de investigação científica (instruções para acreditação e informação sobre as bases de dados disponíveis) pode ser consultada no portal do INE.
O atendimento presencial nas Bibliotecas do INE está sujeito a agendamento prévio. Os pedidos de agendamento devem ser submetidos no Portal do INE – Pedidos de informação.
O serviço de apoio aos utilizadores de informação estatística e respondentes é assegurado por e-mail, telefone e internet. Saiba mais abaixo.
Pedidos de informação estatística
- E-mail - info@ine.pt
- Telefone - 218 440 695 (dias úteis das 09:00 às 17:00)
- Portal do INE
Atendimento a jornalistas
- E-mail - sci@ine.pt
- Telefone direto - 218 426 110
- Telefone geral - 218 426 100 (ext:1248/1473) (dias úteis das 09:00 às 18:30)
Atendimento aos inquiridos nos inquéritos do INE
- E-mail: webinq@ine.pt
- Telefone: 218 426 307
- Mais informações no site Webinq