Secretaria-Geral da Economia

A Secretaria-Geral da Economia é um serviço central da Administração Direta do Estado, no âmbito da área governativa da Economia e Mar, dotado de autonomia administrativa, cujo regime de organização e funcionamento se encontra regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 76/2015, de 12 de maio, Portaria n.º 287/2015, de 16 de setembro, e Despacho n.º 1245/2019, de 25 de janeiro.

Missão

A SGE tem por missão assegurar o apoio técnico e administrativo aos gabinetes dos membros do Governo da área da tutela e aos demais órgãos e serviços nela integrados, bem como assegurar o exercício das funções de controlo interno.

Visão

Consolidar uma cultura organizacional reconhecida pelo rigor e qualidade do serviço prestado, colocando as pessoas no centro da decisão.

Valores

A SGE rege-se por um conjunto de valores, potenciadores do desempenho e dos resultados da atividade, orientados para a e eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados: Idoneidade, Credibilidade e Modernidade.

Prestação Centralizada de Serviços (PCS) 

A SG assegura a Prestação Centralizada de Serviços (PCS) em diversas áreas de atividade de gestão interna, reforçando a racionalidade de atuação pública no âmbito da sua intervenção e promovendo a melhoria de procedimentos, nomeadamente na integração e automatização de processos, na partilha de informação e na uniformização de soluções de uso comum.

Áreas de Intervenção:

  • Recursos Humanos e Formação
  • Recursos Financeiros e Orçamentais
  • Recursos Tecnológicos
  • Recursos Jurídicos e do Contencioso
  • Recursos de Documentação, Comunicação e Relações Públicas
  • Recursos de Contratação Pública e Património

Para informações sobre a biblioteca e o arquivo histórico, consulte o portal da Secretaria-Geral da Economia.