Ter uma criança: Saúde das crianças e jovens

Esta secção está organizada da seguinte forma:

Acesso aos cuidados de saúde

Na maternidade, o bebé é inscrito no Sistema Nacional de Saúde, recebe o Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, e é associado ao/à médico/a de família da mãe. Durante o primeiro ano de vida, o bebé terá consultas mais frequentes. 

O “teste do pezinho” é feito entre o 3.º e o 6.º dia de vida, nas maternidades, hospitais ou Centros de Saúde. De acordo com o Programa Nacional de Vacinação, os pais devem levar os bebés ao Centro de Saúde para tomarem as vacinas da BCG e anti-hepatite B, caso o bebé não tenha tomado essas vacinas na maternidade.

Consultas de pediatria

Durante o primeiro ano de vida do bebé, as consultas de acompanhamento pediátrico são frequentes. Após essa idade, começam a ser mais espaçadas. 

Verifique na tabela seguinte quando deve ir às consultas de acompanhamento em idade pediátrica.

Idades Consultas de acompanhamento
Primeiro ano 1.º semana de vida / 1 mês / 2 meses / 4 meses / 6 meses / 9 meses
1 - 3 anos 12 meses / 15 meses / 18 meses / 2 anos /3 anos
4 - 9 anos 4 anos
5 anos - exame global de saúde para avaliar a existência de competências para o início da aprendizagem
6 ou 7 anos (quando terminar o 1.º ano de escolaridade) - para deteção precoce de dificuldades específicas de aprendizagem
8 anos
10 - 18 anos 10 anos (quando começar o 2.º ciclo do ensino básico) - para preparar o início da puberdade e a entrada para o 5.º ano de escolaridade
12 ou 13 anos - exame global de saúde
Entre os 15 e os 18 anos

 

As crianças e jovens até aos 18 anos têm acesso a cuidados de saúde gratuitos nos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde, estando isentos de taxas moderadoras.

Sempre que a criança for a uma consulta (seja no sistema público ou privado), deverá apresentar o Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, onde está registado o calendário das consultas de acompanhamento, vacinação e informação sobre o desenvolvimento da criança. 

Os registos feitos pelas/os profissionais de saúde ficam também disponíveis no e-Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, que está disponível na Área do Cidadão do portal do Serviço Nacional de Saúde

Saúde oral

A importância da saúde oral (saúde da boca e dentes) começa no início da vida das crianças para reduzir o aparecimento de doenças orais em idade pediátrica. 

Desde o momento em que aparece o primeiro dente, até aos 3 anos, recomenda-se que os pais pratiquem higiene oral nas crianças, recorrendo a uma gaze, dedeira ou escova macia. A partir dos 3 anos, as crianças devem escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia. 

Como meio de prevenção e tratamento precoce das doenças orais, são atribuídos cheques-dentista para crianças e jovens até aos 18 anos, independentemente da instituição de ensino que frequentem. 

Os cheques-dentista dão acesso a consultas de medicina dentária, e podem ser utilizados em qualquer zona do país, num médico aderente ao Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, disponível através de uma lista nacional.

Existem condições diferentes para adquirir o cheque-dentista, dependendo da idade da criança ou jovem:

Informação atualizada a 15 de março de 2024