Biólogo - Estabelecimento em Portugal
Para trabalhar como Biólogo em Portugal, de forma permanente, deve pedir o reconhecimento das qualificações profissionais.
Este pedido pode ser feito por qualquer cidadã/o de um Estado-Membro da União Europeia (UE), Espaço Económico Europeu (EEE), ou Suíça, que esteja profissionalmente estabelecida/o e tenha obtido as qualificações num desses países.
Se obteve as suas qualificações profissionais num país terceiro, deve contactar a Autoridade Competente para pedir o Reconhecimento de Qualificações.
Canais de atendimento
- Realizar Online
Pedir o reconhecimento das qualificações profissionais de biólogo em Portugal
Procedimento e requisitos
Procedimento
O pedido é feito online através do portal ePortugal, sendo avaliado pela Ordem dos Biólogos.
O prazo de emissão para estas autorizações varia entre 1 a 4 meses, dependendo da necessidade de enviar documentos adicionais ou fazer prova ou estágio (medidas de compensação).
Antes de preencher o formulário, consulte a base de dados de Nomes Genéricos de Profissão para encontrar o título oficial da sua profissão na língua do(s) Estados Membro(s) em que está estabelecido ou em Inglês, Espanhol, Francês ou Alemão. Esta informação será necessária para o preenchimento do formulário.
O procedimento segue os seguintes passos:
- Envio do formulário
-
Clique no botão REALIZAR SERVIÇO
-
Autentique-se utilizando um meio de identificação eletrónica válido (Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão)
-
Preencha o formulário online e anexe os documentos
-
Submeta o seu pedido.
-
- A Ordem dos Biólogos confirma a receção do requerimento no prazo de um mês (nos pedidos online a confirmação é imediata) e, se necessário, pede documentos ou informações adicionais.
- Se for necessário corrigir ou regularizar o pedido, o profissional tem um mês para resolver os problemas identificados. Depois do novo envio, a Ordem dos Biólogos tem dois meses para emitir uma nova decisão.
- A Ordem dos Biólogos deverá notificar o requerente da decisão final no prazo máximo de 4 meses, se não forem necessárias medidas de compensação.
Se forem necessárias medidas de compensação:
Adicionalmente, a autoridade competente pode determinar medidas de compensação de forma a avaliar as competências técnicas do profissional. Estas medidas podem consistir numa prova ou estágio de adaptação.
A decisão final de autorização do exercício da profissão em Portugal ao requerente é proferida após a realização com êxito do estágio ou da prova.
Quanto custa
Informação Adicional
Se for cidadão de um país não-UE, EEE ou Suíça, deverá realizar este serviço presencialmente.
Legislação, recusas, impugnação, queixas
Legislação
Motivos de recusa
- Falta de pagamento de taxa do pedido/comunicação
- Não cumprimento dos requisitos técnicos
- O requerente não apresenta o(s) documento(s) e/ou informações solicitado(s), após insistência da autoridade competente
- O requerente não comparece ao estágio ou prova de aptidão, após insistência da autoridade competente
- O requerente apresenta documentos falsos
- O requerente desiste do pedido.
Meios de impugnação/Queixa ao Provedor de Justiça
- Reclamação
- Centro SOLVIT em Portugal
- Efetuar recurso judicial de direito interno de acordo com o artigo 46.º da Lei 9/2009, na sua atual redação, em caso de falta de decisão no prazo previsto
- Apresentar o caso ao provedor de justiça nacional
- Efectuar queixa junto do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), que vela pela interpretação e aplicação do direito europeu da mesma forma em todos os países da UE e pela garantia de que as instituições e os países da UE respeitam o direito europeu.
Entidade Competente
Ordem dos Biólogos
Morada: Rua Cidade de Rabat, 38 – r/c 1500-164 Lisboa
Número de telefone: 21 840 18 78
Endereço de email: sede.nacional@ordembiologos.pt
Endereço web: http://ordembiologos.pt/