Investir em Portugal

Empreendedorismo

Ao abrigo da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, as start-ups nacionais têm ao seu dispôr financiamento específico e um conjunto de incentivos destinados a apoiar o seu desenvolvimento, desde a fase da ideia, passando pela incubação e desenvolvimento do negócio, até à aceleração e internacionalização.

O programa Startup Portugal+ dá um novo impulso a esta estratégia e atua perante os desafios emergentes, através de um conjunto de novas medidas destinadas a atrair mais talento, explorar novos mercados e dar mais apoio através de intervenções junto do ecossistema, no financiamento e no apoio à internacionalização. Estas novas medidas estão divididas por três eixos de atuação:

  • +Ecossistema
  • +Financiamento 
  • +Internacionalização

Consulte toda a informação em StartUP Portugal + e IAPMEI.

Inovação

Para a dinamização do crescimento económico e do estímulo à criação de novos postos de trabalho, são cruciais as políticas e instrumentos que promovam o espírito empresarial e criem um ambiente empresarial favorável.

Por sua vez, a capacidade de inovação reflete o modo como uma sociedade ou organização, através dos que as compõem, conjuga a base de conhecimento existente sob novas formas, o que envolve, busca, descoberta e processos cumulativos de aprendizagem.

Assiste-se, cada vez mais, à tendência para abordar o empreendedorismo e a inovação numa matriz integrada, por se considerar que os empreendedores se constituem como importantes agentes de mudança e de crescimento numa economia e, que podem agir de forma a acelerar a criação, a disseminação e a generalização de ideias inovadoras.

Na verdade, a qualidade do desenvolvimento económico depende essencialmente das pessoas, empresas e instituições - mais, melhores e mais inovadoras – e, sobretudo, de empreendedores capazes de aproveitar as oportunidades, investindo e gerando riqueza.

Importa, pois, colocar a inovação cada vez mais como motor do crescimento económico, estimulando maiores níveis de produtividade, de mais emprego mais qualificado e a promoção de níveis mais elevados de qualidade de vida em Portugal.

Com este objetivo, as empresas têm à sua disposição um conjunto de instrumentos de promoção à Investigação e Inovação que apoiam a valorização do conhecimento científico e tecnológico e a sua transformação em crescimento económico através de projetos de investigação aplicada. Para garantir a competitividade global desses projetos, Portugal participa num conjunto de programas, iniciativas e redes internacionais que promovem a internacionalização do sistema nacional de investigação e  inovação.

Para saber mais sobre os apoios, consulte o Portal do Financiamento e o Portal da Competitividade para conhecer os programas nacionais de incentivos ao investimento direcionados ao apoio à inovação e competitividade das empresas.

Para conhecer os apoios Europeus direcionados ao apoio à inovação consulte o Portal Funding & tender opportunities.

Com o objetivo de apoiar a inovação e a competitividade do ecossitema empresarial português, o IAPMEI desenvolve e participa num conjunto de programas e iniciativas de apoio ao diagnóstico de oportunidades de inovação, à gestão da inovação e ao investimento em Investigação e Desenvolvimento e Inovação (I+D+I). Saiba mais em programas e iniciativas.