São vários os meios a que as empresas podem recorrer como estratégia de expansão. O modo mais direto é através da exportação.
Mas tenha em mente que a expansão do negócio depende da fase no ciclo de vida do negócio em que este se encontra. Se a empresa ainda não atingiu determinados padrões para atuar nos mercados externos, não faz sentido começar imediatamente a investir em exportação de produtos ou serviços. Até porque exportar implica assumir um maior risco.
Comece com pequenos passos:
- Use a Internet para divulgar e comunicar o seu negócio;
- Invista no seu próprio site e use as redes sociais para fazer marketing dos seus produtos ou serviços;
- Invista numa boa pesquisa de mercado antes de desenvolver um novo produto ou serviço;
- Mantenha-se atualizado sobre as principais tendências do seu setor de atividade.
O desafio de expandir o seu negócio é estar um passo à frente das mudanças nos mercados, prever como poderão evoluir as necessidades dos clientes ou como vão ser integradas tecnologias inovadoras.
Consulte mais dicas e orientações sobre como apostar na internacionalização do seu negócio e também sobre documentos de exportação.