Monitorizar o negócio

A manutenção de um projeto empresarial obriga a que os seus gestores estejam atentos às múltiplas e diversas movimentações no mercado em que atuam. Existem algumas ferramentas e processos que o podem ajudar na árdua tarefa de se manter informado sobre os vários indicadores e estudos económicos que vão sendo publicados.


A consulta destes instrumentos de informação, seja ela direta ou indiretamente relacionada com o negócio em questão, é incontornável para quem quer um projecto empresarial de sucesso.

 

São muitas as ferramentas que podem auxiliar um empreendedor na gestão do seu projeto empresarial, nomeadamente os vários Indicadores e Estudos Económicos divulgados pelos reguladores, organismos públicos e outras entidades, que dão a conhecer a realidade do mercado, sugerindo as mais recentes tendências e permitindo estabelecer uma estratégia empresarial forte. Consulte aqui as ferramentas de apoio à gestão.

 

Entidades como o Banco Central Europeu, o Banco de Portugal, a Euronext Lisboa, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e até mesmo o Eurostat e o Instituto Nacional de Estatística, entre muitas outras, deverão constar da lista de “Favoritos” de um gestor empresarial.

 

O Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia disponibilizada diariamente no seu portal indicadores económicos atualizados, publicações, estudos e mapas interativos que o podem ajudar no seu negócio.

 

Benchmarking

O benchmarking é um método utilizado pelas empresas para melhorar a sua gestão, mediante a realização contínua e sistemática de levantamentos, comparações e análises de práticas, processos, produtos e serviços prestados por outras empresas, normalmente reconhecidas como representantes das melhores práticas.


O processo gera informações importantes para que as empresas conheçam diferentes maneiras de lidar com situações e problemas semelhantes e, desta forma, contribui para que possam aperfeiçoar os seus próprios processos de trabalho e determinar as melhores práticas para um processo ou produto em particular.


Consciente do potencial do benchmarking enquanto ferramenta de apoio à gestão, o IAPMEI coloca à disposição dos empresários um conjunto alargado de informação sobre Benchmarking e Boas Práticas.