Oportunidades de negócio

Poderá encontrar informação sobre:

Oportunidades de negócio nacionais

Se pretende ficar a par de oportunidades de negócio nacionais e setoriais (por exemplo no Setor da Defesa) consulte o site da Agência para a Competitividade e Inovação e, no âmbito da Economia social, consulte o site da Cooperativa António Sérgio para a Economia social (CASES).

No Portal Base, o portal dos contratos públicos, encontra informação centralizada sobre os contratos públicos celebrados em Portugal. Este é um espaço virtual onde são publicitados os elementos referentes à formação e execução dos contratos públicos, permitindo assim o acompanhamento e monitorização dos mesmos. O objetivo deste portal é garantir maior rigor, transparência e competitividade nas compras públicas e contribuir de forma efetiva para a racionalização dos gastos e desburocratização dos processos públicos de aprovisionamento.

 

Oportunidades de negócio na União Europeia

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), através do projeto “Oportunidades de Negócio na UE”, disponibiliza informação privilegiada sobre a abertura de concursos e outras oportunidades de negócio lançadas por instituições e organismos da União Europeia (UE). 

A partir do Suplemento do Jornal Oficial da União Europeia é apresentada informação sobre os anúncios públicos lançados nos Estados-Membros da União Europeia. Consulte também os sites oficiais das instituições e organismos da UE.

 

A Enterprise Europe Network é a maior rede do mundo de apoio às PME e startups com ambições internacionais.

 

Criada pela Comissão Europeia, a Network conta atualmente com mais de 600 entidades parceiras em mais de 60 países, reunindo cerca de três mil especialistas locais.

 

Em Portugal, a Enterprise Europe Network é formada por um conjunto de entidades públicas e privadas que integram um consórcio, o EEN-PORTUGAL, liderado pelo IAPMEI.

 

O principal objetivo do EEN-PORTUGAL é ajudar as empresas portuguesas, particularmente as pequenas e médias empresas e startups, a tornarem-se mais inovadoras e competitivas em mercados internacionais, disponibilizando-lhes informação estratégica e serviços de apoio.

 

Numa lógica de integração de competências e sob os princípios think small first (PME) e one stop shop, as 11 entidades que constituem o consórcio EEN-PORTUGAL são parceiros de proximidade junto das PME. Entre os serviços disponibilizados às PME e agentes da envolvente, destacam-se:

  • organização de eventos de brokerage e missões empresariais aos estrangeiro;
  • submissão de oportunidades de cooperação de empresas portuguesas na base de dados da Comissão Europeia (POD-Partnering Opportunities Database);
  • facilitação do matching associado a expressões de interesse de empresas portuguesas sobre oportunidades de cooperação apresentadas por empresas estrangeiras e de expressões de interesse recebidas de empresas estrangeiras sobre oportunidades de cooperação apresentadas por empresas portuguesas;
  • facilitação de acordos de cooperação entre empresas portuguesas e empresas estrangeiras, quer ao nível comercial, tecnológico e de investigação, incluindo cooperação no âmbito do Programa Horizonte 2020.

Para saber mais aceda a ENN-PORTUGAL.

 

Oportunidades de negócio internacionais

O Gabinete de Estudos e Relações Internacionais do Ministério das Finanças (GPEARI) disponibiliza às empresas portuguesas que realizem exportação de bens e serviços ou que estejam interessadas em investir em países em desenvolvimento ou em transição, oportunidades de negócio internacionais, geradas a partir de financiamentos multilaterais ou bilaterais.

Se é um empreendedor estrangeiro interessado em investir em Portugal, consulte na aicep Portugal Global a página Invest in Portugal.

Informação complementar em Oportunidades de Negócio | Portugal Exporta.