Promover a Certificação e a Normalização

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A implementação de um sistema de gestão normalizado constitui uma mais valia para qualquer empresa, ao estabelecer uma Política e Objetivos estratégicos, envolvendo toda a organização na satisfação dos seus clientes e outras partes interessadas identificadas, em conformidade com os requisitos orientadores da norma de referência adotada.

 

A Certificação desse sistema de gestão vai proporcionar o desejado reconhecimento público da sua efetiva operacionalização, proporcionando uma mais valia da credibilidade da entidade certificada e mais uma potencial vantagem competitiva, quando aplicável.

 

Em concreto, a operacionalização de um SGQ, p.ex., é uma decisão estratégica da empresa que visa proporcionar o reconhecimento e satisfação dos clientes, a melhoria da imagem, o acesso a novos mercados, a redução de custos de funcionamento através  da melhoria do desempenho operacional e uma nova cultura com a sensibilização e motivação dos colaboradores.

 

Para uma empresa obter a certificação é necessário o reconhecimento formal por uma organismo de certificação, entidade externa independente e acreditada, de que essa empresa dispõe de um sistema de gestão implementado que segue as normas explicitadas.

 

Certificação

Normalização

  • Normalização - Instituto Português da Qualidade/ Organismo nacional de normalização
  • Entidades parceiras/ organismos de normalização setorial/ Lista de ONS (Entidades/Institutos/Associações de reconhecida competência técnica/científica, em áreas específicas) – Instituto Português da Qualidade
  • Catálogo de normas nacionais, europeia e internacionais – Instituto Português da Qualidade / Normalização