Capacitar os recursos humanos

Poderá encontrar informação sobre:

Na gestão de recursos humanos, além das questões contratuais e de direitos de trabalho, há que ter em conta a formação, certificação e requalificação de profissionais.

A qualificação dos recursos humanos é uma das maiores garantias de sucesso do negócio. É igualmente importante manter os trabalhadores motivados, com formação atualizada e orientada para as necessidades.

 

Formação profissional

As empresas devem fazer, de modo sistemático, um diagnóstico das necessidades de formação dos seus trabalhadores, para detetar possíveis carências a nível individual ou coletivo, que podem ser de cariz técnico, de aptidão ou comportamental.

Perante o diagnóstico final, devem elaborar planos de formação, identificando quais os objetivos específicos, as competências a adquirir e os perfis adequados dos formandos por curso. A calendarização é um fator importante, pois é obrigatório que seja articulada com a atividade laboral.

 

Certificação profissional

A certificação profissional traduz-se na emissão de um certificado que comprova o cumprimento das habilitações literárias e outros requisitos exigidos para cada profissão ou, no caso de frequência e conclusão de cursos de formação, comprova as competências profissionais ou a equiparação a títulos profissionais.

Saiba mais sobre o reconhecimento de qualificações profissionais.

 

Oferta formativa

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) desenvolve e promove os seguintes cursos de formação profissional:

Veja também a formação promovida pela Câmara de Comércio que procura responder às necessidades formativas de diversas áreas dentro das empresas.

 

Competências do gestor ou empresário

Tenha também em mente que a formação e a atualização de conhecimentos e competências do empresário são fundamentais para o sucesso do negócio.

Consulte as propostas: