Investir em Portugal

Internacionalização

Exportar é uma excelente opção para expandir e internacionalizar o seu negócio. É um investimento empolgante e muito recompensador, mas também pode ser financeiramente arriscado.

 

Comece por pesquisar o máximo possível para planear bem este processo. O ideal é que tenha uma boa noção do mercado e que saiba quais as estratégias de marketing que funcionam melhor para o seu negócio. A empresa deve ter uma base financeira sólida em que se possa apoiar até que o projeto de internacionalização se torne lucrativo.

 

Expandir o negócio pode ser caro em termos de tempo, dinheiro e recursos. Pode requer visitas regulares ao novo mercado para desenvolver relacionamentos e comprometimento para entregar os seus produtos e serviços a um preço internacionalmente competitivo. Por isso faça um plano que o ajude a identificar em que ponto está o seu negócio, o que pretende alcançar e como chegar lá.

Pesquisar e conhecer os mercados externos

Com base no conhecimento que tem do seu setor de atividade, é provável que já saiba quais podem ser os seus principais mercados de exportação. Mas lembre-se de conhecer as tendências gerais do mercado internacional e procure estar recetivo a quaisquer oportunidades que até possam ter maior potencial para o seu negócio.

Se não tem ideia de como começar, a AICEP Portugal Global disponibiliza informações sobre exportação e importação, bem como informações específicas sobre vários países.

Os balcões únicos dos Estados-Membros da União Europeia bem como os sites institucionais dos outros países também podem ser valiosos.

Revista Portugal Global (mensal) e a  Portugalnews (diária) são publicações online de subscrição gratuita, onde encontra informação genérica sobre mercados, setores e testemunhos de empresas com experiência em processos de internacionalização.

Investigue a concorrência no novo mercado. Visite os sites dos concorrentes estrangeiros e tente perceber como comercializam os produtos ou serviços, quais os preços praticados e se precisa de fazer adaptações. Conhecer a cultura e os costumes locais podem fazer toda a diferença.

Instrumento de Apoio às Exportações - iAPEX

Para facilitar o processo de internacionalização, as empresas têm à disposição, entre outras, o iAPEX, ferramenta desenhada de forma a fornecer informação personalizada sobre os mercados de exportação e exportações mundiais.

 

Esta informação abrange:

  • A identificação de mercados internacionais com maior potencial para cada setor/produto;
  • A avaliação da adequação dos mercados às características do setor e da empresa;
  • Informação sobre riscos, barreiras e custos existentes no acesso a cada um dos mercados.

 

O iAPEX visa promover o aumento das exportações apoiando as empresas na escolha de mercados externos. A sua utilização é simples, requerendo apenas alguns dados sobre a atividade empresarial desenvolvida que permitam a disponibilização de informação adequada à realidade de cada empresa. A identificação da empresa utilizadora do iAPEX não é obrigatória, mas apenas facultativa.

Começar a Exportar

Se avaliou todos os prós e contras e quer internacionalizar a sua marca, o seu produto ou os seus serviços, saiba que pode registar gratuitamente a sua empresa no Buy From Portugal - Catálogo de Fornecedores Portugueses. Este catálogo é consultado por importadores de todo o mundo, que desta forma conseguem conhecer produtos e serviços portugueses e contactar diretamente com as empresas.

 

Se pretender um contacto direto no país para onde pretende exportar consulte o Mapa de Rede Externa. Também está disponível informação e contactos dos operadores logísticos que exportam de Portugal até ao país de destino.

Apoios à exportação

Apoio técnico às empresas exportadoras ou potencialmente exportadoras

Visite as Lojas da Exportação em Portugal, enquadradas na Rede de Agências do IAPMEI com téncicos comerciais da aicep Portugal Global. Neste espaço de relacionamento com o tecido empresarial destas regiões, as empresas poderão encontrar informação e esclarecimentos técnicos sobre produtos e serviços de suporte à estratégia de abordagem aos mercados internacionais.

 

Promoção externa

Participe nos eventos de promoção externa da imagem de Portugal (ex. missões empresariais e as feiras e exposições internacionais) onde se destaca a oferta nacional de produtos e serviços nos mercados externos.

 

Outros apoios

Programa INOV Contacto - Estágios Internacionais para Jovens Quadros - Projeto que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional, bem como permitir a transmissão de informação entre os participantes no Programa, através de uma rede informal de conhecimento e de uma crescente rede de contactos internacionais: a networkcontacto.

 

Capacitação

Invista na capacitação dos seus recursos humanos e conheça as melhores práticas de abordagem a mercados externos com vista a preparar a sua empresa para a internacionalização.