Investir
Nesta área pretendemos disponibilizar informação sobre os incentivos e outros instrumentos de financiamento destinados às empresas e empreendedores.
Existem atualmente um conjunto de programas de incentivo ao desenvolvimento de projetos de crescimento empresarial e à dinamização de novos projetos, nomeadamente no âmbito do Portugal 2020, aos quais se podem associar várias soluções de financiamento.
Estes instrumentos de apoio visam, entre outros objetivos, a promoção do investimento empresarial, da inovação, do empreendedorismo e facilitar o acesso ao financiamento por parte das empresas.
INCENTIVOS
O Portugal 2020 envolve quatro domínios temáticos: (1) competitividade e internacionalização, (2) inclusão social e emprego, (3) capital humano, (4) sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, com o objetivo de impulsionar o crescimento e a criação de emprego.
No domínio da competitividade e internacionalização e no que diz respeito aos sistemas de incentivos às empresas, existem as seguintes tipologias de investimento:
- Inovação Empresarial e Empreendedorismo
- Qualificação e Internacionalização das PME
- Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
No âmbito destas tipologias, destacam-se alguns dos sistemas de incentivos de maior relevo à promoção do investimento empresarial:
Tipologia de Inovação Empresarial e Empreendedorismo
Inovação Produtiva
O Sistema de Incentivos Inovação Produtiva visa promover a inovação empresarial, nos seguintes domínios:
- - Produção de novos bens e serviços ou melhorias significativas da produção atual através da transferência e aplicação de conhecimento;
- - Adoção de novos ou significativamente melhorados processos ou métodos de fabrico, de logística e distribuição, bem como métodos organizacionais (para Não PME’s só serão apoiadas as áreas de processos ou métodos de fabrico).
Consideram-se enquadráveis os investimentos de natureza inovadora que se traduzam na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e com elevado nível de incorporação nacional, que correspondam a um investimento numa das seguintes tipologias:
- - A criação de um novo estabelecimento;
- - O aumento da capacidade de um estabelecimento já existente;
- - A diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento;
- - A alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.
São beneficiárias desta medida as empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
Empreendedorismo Qualificado e Criativo
O Sistema de Incentivos Empreendedorismo Qualificado e Criativo destina-se a PME com menos de 2 anos.
São apoiadas atividades de elevado valor acrescentado, com efeitos indutores de alteração do perfil produtivo da economia.
Consideram-se enquadráveis projetos que se traduzam na criação de um novo estabelecimento em setores com fortes dinâmicas de crescimento, incluindo os integrados em indústrias criativas e culturais, e/ou setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento ou de empresas que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços.
Vale Incubação
O Sistema de Incentivos Vale Incubação concede apoio a projetos simplificados de empresas com menos de um ano na área do empreendedorismo, através da contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras de empresas previamente acreditadas.
Tipologia de Qualificação e Internacionalização das PME
Qualificação e Internacionalização de PME
O Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização de PME tem por objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através da inovação organizacional.
São enquadráveis investimentos imateriais de competitividade nos seguintes domínios: inovação organizacional e gestão, economia digital, criação de marcas e design, desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos, proteção da Propriedade Industrial, qualidade, transferência de conhecimento, distribuição e logística, eco-inovação, formação profissional, contratação de recursos humanos.
Não são apoiados investimentos de natureza produtiva.
Existem duas modalidades de candidatura:
- - SI Qualificação – Projeto Individual
- - SI Qualificação – Projeto Conjunto
Vale Indústria 4.0
O Sistema de Incentivos Vale Indústria 4.0 tem como objetivo promover a definição de uma estratégia tecnológica própria, com vista à melhoria da competitividade da empresa, alinhada com os princípios da Indústria 4.0.
Pretende-se com esta medida promover a transformação digital através da adoção de tecnologias que permitam mudanças disruptivas nos modelos de negócio de PME.
Tipologia de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
I&D Empresas
O Sistema de Incentivos I&D Empresas tem por objetivo aumentar a intensidade de I&I nas empresas e sua valorização económica; aumentar os projetos e atividades em cooperação das empresas com as restantes entidades do sistema de I&I; desenvolver novos produtos e serviços, em especial em atividades de maior intensidade tecnológica e de conhecimento; reforçar as ações de valorização económica dos projetos de I&D com sucesso e aumentar a participação nacional nos programas e iniciativas internacionais de I&I.
São enquadráveis atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas exigentes.
Propriedade Industrial
O Sistema de Incentivos Propriedade Industrial apoia projetos que, na sequência de projetos de I&D apoiados, que têm por objetivo promover o registo de direitos de propriedade industrial sob a forma de registo de patentes, modelos de utilidade, desenhos ou modelos, pelas vias nacional, europeia e internacional.
Vale I&D
O Vale Oportunidades de Investigação (I&D) destina-se a projetos para aquisição de serviços em atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico e de transferência de tecnologia.
Outros Instrumentos de Apoio às Empresas
Tech Visa
O Tech Visa tem como objetivo garantir que quadros altamente qualificados, especialmente da área tecnológica, estrangeiros à União Europeia, possam aceder aos empregos criados pelas empresas portuguesas de forma simplificada.
O programa dirige-se a empresas tecnológicas e inovadoras, inseridas no mercado global.
Financiamento
Com a finalidade de simplificar e melhorar o acesso e a utilização dos sistemas de incentivos às empresas, foi criado o Portal do financiamento, plataforma onde pode encontrar, agregadas num local único, diversas soluções de financiamento com apoio público, direcionado em particular às PME, nas diversas fases da sua atividade e investimento.
O Portal do Financiamento disponibiliza informação sobre um variado leque de soluções, como a Garantia Mútua, Seguros de Crédito, Capital de Risco, Business Angels, Fundos de CoInvestimento, Fundos de Investimento Imobiliário, abrangendo ainda os incentivos fiscais ao investimento e a capitalização das empresas. Consulte a plataforma e investigue qual a melhor solução para o seu negócio.
A informação encontra-se estruturada em função das necessidades das empresas, das suas estratégias de investimento (crescimento, expansão, exportação, capitalização, etc.), da dimensão empresarial ou do setor de atividade. O objetivo é apresentar as soluções, tendo em conta o perfil do investidor e as características do negócio, bem como identificar os agentes responsáveis pela sua operacionalização.
Esta iniciativa, coordenada pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, e desenvolvida com apoio do Portugal 2020, ao abrigo do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA), contou com a colaboração do Conselho de Coordenação das Instituições Financeiras (CCIF) que reúne os sete organismos do Ministério da Economia que apoiam as micro, pequenas e médias empresas (PME, até 250 trabalhadores) e as empresas de média capitalização (até 3000 trabalhadores).
Contou ainda com a participação de empresários que, através de uma consulta pública, tiveram a possibilidade de contribuir para a construção de um produto ajustado às necessidades dos utilizadores.
Aceda aqui ao Portal do Financiamento