Investir

Nesta área pretendemos disponibilizar informação sobre os incentivos e outros instrumentos de financiamento destinados às empresas e empreendedores.

Existem atualmente um conjunto de programas de incentivo ao desenvolvimento de projetos de crescimento empresarial e à dinamização de novos projetos, nomeadamente no âmbito do Portugal 2020, aos quais se podem associar várias soluções de financiamento.

Estes instrumentos de apoio visam, entre outros objetivos, a promoção do investimento empresarial, da inovação, do empreendedorismo e facilitar o acesso ao financiamento por parte das empresas.

INCENTIVOS


O Portugal 2020 envolve quatro domínios temáticos: (1) competitividade e internacionalização, (2) inclusão social e emprego, (3) capital humano, (4) sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, com o objetivo de impulsionar o crescimento e a criação de emprego.

No domínio da competitividade e internacionalização e no que diz respeito aos sistemas de incentivos às empresas, existem as seguintes tipologias de investimento:

  • Inovação Empresarial e Empreendedorismo
  • Qualificação e Internacionalização das PME
  • Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

No âmbito destas tipologias, destacam-se alguns dos sistemas de incentivos de maior relevo à promoção do investimento empresarial:

 

Tipologia de Inovação Empresarial e Empreendedorismo

 

Inovação Produtiva

Sistema de Incentivos Inovação Produtiva visa promover a inovação empresarial, nos seguintes domínios:

  • - Produção de novos bens e serviços ou melhorias significativas da produção atual através da transferência e aplicação de conhecimento;
  • - Adoção de novos ou significativamente melhorados processos ou métodos de fabrico, de logística e distribuição, bem como métodos organizacionais (para Não PME’s só serão apoiadas as áreas de processos ou métodos de fabrico).

Consideram-se enquadráveis os investimentos de natureza inovadora que se traduzam na produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e com elevado nível de incorporação nacional, que correspondam a um investimento numa das seguintes tipologias:

  • - A criação de um novo estabelecimento;
  • - O aumento da capacidade de um estabelecimento já existente;
  • - A diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente no estabelecimento;
  • - A alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente.

São beneficiárias desta medida as empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.

 

Empreendedorismo Qualificado e Criativo

Sistema de Incentivos Empreendedorismo Qualificado e Criativo destina-se a PME com menos de 2 anos.

São apoiadas atividades de elevado valor acrescentado, com efeitos indutores de alteração do perfil produtivo da economia. 

Consideram-se enquadráveis projetos que se traduzam na criação de um novo estabelecimento em setores com fortes dinâmicas de crescimento, incluindo os integrados em indústrias criativas e culturais, e/ou setores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento ou de empresas que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços.

 

Vale Incubação

Sistema de Incentivos Vale Incubação concede apoio a projetos simplificados de empresas com menos de um ano na área do empreendedorismo, através da contratação de serviços de incubação prestados por incubadoras de empresas previamente acreditadas.

 

Tipologia de Qualificação e Internacionalização das PME

 

Qualificação e Internacionalização de PME

Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização de PME tem por objetivo reforçar a capacitação empresarial das PME através da inovação organizacional.

São enquadráveis investimentos imateriais de competitividade nos seguintes domínios: inovação organizacional e gestão, economia digital, criação de marcas e design, desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos, proteção da Propriedade Industrial, qualidade, transferência de conhecimento, distribuição e logística, eco-inovação, formação profissional, contratação de recursos humanos. 

Não são apoiados investimentos de natureza produtiva.

Existem duas modalidades de candidatura: 

  • - SI Qualificação – Projeto Individual
  • - SI Qualificação – Projeto Conjunto

 

Vale Indústria 4.0

Sistema de Incentivos Vale Indústria 4.0 tem como objetivo promover a definição de uma estratégia tecnológica própria, com vista à melhoria da competitividade da empresa, alinhada com os princípios da Indústria 4.0.

Pretende-se com esta medida promover a transformação digital através da adoção de tecnologias que permitam mudanças disruptivas nos modelos de negócio de PME.

 

Tipologia de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

 

I&D Empresas

Sistema de Incentivos I&D Empresas tem por objetivo aumentar a intensidade de I&I nas empresas e sua valorização económica; aumentar os projetos e atividades em cooperação das empresas com as restantes entidades do sistema de I&I; desenvolver novos produtos e serviços, em especial em atividades de maior intensidade tecnológica e de conhecimento; reforçar as ações de valorização económica dos projetos de I&D com sucesso e aumentar a participação nacional nos programas e iniciativas internacionais de I&I.

São enquadráveis atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas exigentes.

 

Propriedade Industrial

Sistema de Incentivos Propriedade Industrial apoia projetos que, na sequência de projetos de I&D apoiados, que têm por objetivo promover o registo de direitos de propriedade industrial sob a forma de registo de patentes, modelos de utilidade, desenhos ou modelos, pelas vias nacional, europeia e internacional.

 

Vale I&D

Vale Oportunidades de Investigação (I&D) destina-se a projetos para aquisição de serviços em atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico e de transferência de tecnologia.

 

Outros Instrumentos de Apoio às Empresas

 

Tech Visa

Tech Visa tem como objetivo garantir que quadros altamente qualificados, especialmente da área tecnológica, estrangeiros à União Europeia, possam aceder aos empregos criados pelas empresas portuguesas de forma simplificada.

O programa dirige-se a empresas tecnológicas e inovadoras, inseridas no mercado global.

 

Financiamento

Com a finalidade de simplificar e melhorar o acesso e a utilização dos sistemas de incentivos às empresas, foi criado o Portal do financiamento, plataforma onde pode encontrar, agregadas num local único, diversas soluções de financiamento com apoio público, direcionado em particular às PME, nas diversas fases da sua atividade e investimento.

O Portal do Financiamento disponibiliza informação sobre um variado leque de soluções, como a Garantia Mútua, Seguros de Crédito, Capital de Risco, Business Angels, Fundos de CoInvestimento, Fundos de Investimento Imobiliário, abrangendo ainda os incentivos fiscais ao investimento e a capitalização das empresas. Consulte a plataforma e investigue qual a melhor solução para o seu negócio.

A informação encontra-se estruturada em função das necessidades das empresas, das suas estratégias de investimento (crescimento, expansão, exportação, capitalização, etc.), da dimensão empresarial ou do setor de atividade. O objetivo é apresentar as soluções, tendo em conta o perfil do investidor e as características do negócio, bem como identificar os agentes responsáveis pela sua operacionalização.

Esta iniciativa, coordenada pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, e desenvolvida com apoio do Portugal 2020, ao abrigo do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA), contou com a colaboração do Conselho de Coordenação das Instituições Financeiras (CCIF) que reúne os sete organismos do Ministério da Economia que apoiam as micro, pequenas e médias empresas (PME, até 250 trabalhadores) e as empresas de média capitalização (até 3000 trabalhadores).
Contou ainda com a participação de empresários que, através de uma consulta pública, tiveram a possibilidade de contribuir para a construção de um produto ajustado às necessidades dos utilizadores.

Aceda aqui ao Portal do Financiamento