Migrantes: criar uma família em Portugal

Existem vários serviços públicos que facilitam a adaptação de migrantes e da sua família à cultura e língua portuguesas, bem como às condições de vida do país.

Esta secção ajuda a perceber quais os direitos e deveres de uma família que se muda para Portugal, incluindo informações sobre os apoios e serviços disponíveis.

Neste guia encontra informação sobre:

Aprender a língua portuguesa

Se quiser frequentar um curso de língua portuguesa para estrangeiros, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) disponibiliza informação sobre os cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA).

Estes cursos certificados são promovidos pelos estabelecimentos de ensino da rede pública, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), pela rede de centros de gestão direta e participada do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), e pela rede de Centros Qualifica.

Para saber quais as escolas, centros de formação profissional ou Centros Qualifica mais próximos da sua área de residência ou trabalho, poderá contactar a Linha de Apoio a Migrantes (808 257 257 / 21 810 61 91) ou o Gabinete de Promoção da Aprendizagem da Língua Portuguesa (GLPt) do ACM, através do e-mail glpt@acm.gov.pt.

O ACM apoia também projetos para a aprendizagem da língua portuguesa por via da educação não formal, nomeadamente ações de iniciação ao português e ações de alfabetização.

Estão ainda disponíveis plataformas pedagógicas e em regime de e-learning – Plataforma de Português Online e Plataforma de Recursos Pedagógicos –, bem como cadernos de formação e guias para o ensino do português enquanto língua de acolhimento.

Consulte toda a informação no portal do ACM.

Casar ou viver em união de facto em Portugal

Se pretende casar-se em Portugal ou viver em união de facto, é necessário saber informação sobre os tipos de casamento, de regime de bens e os custos do processo de casamento, bem como as vantagens e as condições do reconhecimento da união de facto.

Consulte o Guia Casar ou Viver em União de Facto para obter informação sobre:

Pedir o divórcio ou a separação em Portugal

Em Portugal é possível pedir o divórcio com ou sem acordo entre o casal. Caso o pedido de divórcio seja feito em tribunal, implica a divisão dos bens e património partilhados.

Consulte o Guia Pedir o Divórcio ou a Separação para obter informação sobre:

Reconhecimento de identidade de género em Portugal

Em Portugal é possível alterar o nome próprio e a menção do sexo que constam do registo de nascimento.

Saiba quais as condições e como fazer a mudança de sexo e de nome próprio no registo civil.