110 milhões de euros para uma Nova Geração de Áreas de Acolhimento Empresarial

01.07.2021

Atrair e fixar pessoas, ao mesmo tempo que a competitividade territorial é reforçada, é o objetivo de reformas e investimentos definidos pelo Ministério da Coesão Territorial, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Estão disponíveis 110 milhões de euros, com uma taxa de cofinanciamento máxima de 100%.

As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, já publicaram os avisos para reconverter e transformar Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE) existentes em projetos de Nova Geração.

O apoio financiará soluções que podem incluir investimentos em:

  • auto produção e armazenamento de energia renovável
  • ilhas de qualidade energética A+
  • soluções de carregamento de viaturas elétricas e abastecimento a hidrogénio
  • cobertura de Banda Larga Rápida (5G) em áreas do interior (com comprovada falha de mercado)
  • soluções de resiliência ativa a incêndios, consoante as características das AAE.

Os beneficiários são municípios ou entidades municipais gestoras de AAE localizadas nos limites territoriais das CCDR, valorizando os territórios do interior.

Pretende-se, assim, garantir a melhoria da competitividade das empresas já instaladas, um desenvolvimento mais equilibrado do tecido produtivo, uma reindustrialização desconcentrada no território e uma otimização das cadeias logísticas.

O processo de seleção das AAE decorre em duas fases. Nesta primeira fase, que decorre entre 10 de agosto e 15 de setembro, deverão ser submetidas candidaturas eletrónicas de "manifestação de interesse". Os projetos selecionados nesta primeira fase, tem de apresentar candidatura a uma segunda fase, onde se fará a seleção final dos projetos a financiar.

Fonte: Portal do Governo