112 para cidadãos surdos

16.07.2019 | SNS
O Governo lançou uma linha de atendimento de emergência para cidadãos surdos.
 
A aplicação MAI112 está disponível para download através do site 112.pt. A aplicação está apenas disponível para Android, futuramente será disponibilizada uma versão para iOS
 
A aplicação inclui também geolocalização, enviando para o operador a localização da pessoa que efetua a chamada. Também é possível comunicar com o operador através do envio de uma mensagem de texto.
 
O serviço é gratuito e está disponível 24 horas por dia, em todo o território nacional, para cidadãos portugueses ou estrangeiros. Para utilizar o serviço basta ter acesso à internet e fazer a instalação da aplicação no telemóvel.
 
Este serviço funciona através de videoconferência entre a pessoa surda que necessita de ajuda, o operador do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que fará a tradução.
 
O projeto foi desenvolvido pelo Ministério da Administração Interna e pela Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e contou com o apoio da Federação Portuguesa das Associações de Surdos.