5 mil milhões de euros para investir em qualificações e competências

29.07.2021

O Governo vai investir 5 mil milhões de euros para melhorar as qualificações e competências de trabalhadores e empresas. O valor resulta do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do programa Portugal 2030.

O Acordo sobre Formação Profissional e Qualificação foi assinado entre o Governo e os parceiros sociais e tem como objetivo criar condições para aumentar a formação e as qualificações em Portugal. Alcançar a meta europeia de ter, até 2030, 60% dos adultos entre os 25 e os 64 anos em ações de aprendizagem ao longo da vida (ALV) todos os anos é outro dos objetivos.

Já estão abertos dois programas. O “Impulso Jovens Steam” prevê formação na área das ciências, tecnologia, engenharias, artes e matemáticas, cuja meta é a formação superior de cerca de 30 mil jovens. O programa “Impulso Adultos” pretende dar qualificação digital a 1.145 milhões de pessoas adultas ativas.

A qualificação dos funcionários públicos representa uma parcela de 80 milhões de euros.

O valor disponível neste acordo também abrange o sistema educativo, incluindo centros de formação profissional, politécnicos e universidades, bem como empresas.

Fonte: Portal do Governo