Aeroporto do Porto instala ‘e-gates’ de nova geração

29.12.2020

A área de controlo de fronteira do Aeroporto do Porto tem em funcionamento 16 pórticos de nova geração (e-gates), que asseguram um controlo mais rápido e funcional nas zonas de chegadas e nas partidas, pois permite processar de forma mais célere a leitura dos passaportes com dados biométricos.

Além de apresentarem um layout mais moderno e adaptado ao fluxo do passageiro atual, as novas e-gates dispõem de algumas características inovadoras com base nos princípios da segurança, modernização e interoperabilidade, culminando numa redução dos tempos em todos os passos do processo.  

O sistema RAPID permite que o controlo de fronteira seja automatizado e supervisionado pelos Inspetores do SEF. Assim, em menos de 20 segundos, o sistema faz a autenticação do documento de viagem e, através de um sistema de reconhecimento facial, compara, no momento, o rosto do passageiro com a fotografia registada no chip do documento através de um algoritmo proprietário e de uma solução tecnológica de biometria. Depois de validado o processo de identificação, que inclui uma pesquisa em bases de dados internacionais, o passageiro é autorizado a prosseguir viagem.

Para além do Aeroporto do Porto também os Aeroportos de Lisboa, Faro, Porto e Madeira receberam e-gates de nova geração, fazendo um total de 49 equipamentos. Esta reforma está inserida num esforço de modernização do sistema de controlo de fronteira automatizado já existente nos aeroportos nacionais desde 2007.

Fonte: Serviço de Estrangeiros e Fronteiras