Algarve 2020 apoia formação de professores na Transição Digital

10.11.2020

O programa Algarve 2020 lançou um concurso para a capacitação de cerca de 6500 docentes, formadores do Sistema Nacional de Qualificações e técnicos de tecnologias de informação em cada escola. O objetivo é garantir a aquisição das competências necessárias ao ensino no novo contexto digital.

A “formação de docentes e outros agentes de educação e formação” é dirigida aos Centros de Formação de Professores e aos organismos do Ministério da Educação responsáveis pelas políticas educativas. Uma prioridade identificada no Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pelo Governo em abril, e de caráter urgente no atual contexto de pandemia.

O presente concurso inclui áreas como a do ensino à distância e do ensino misto, capacitando os professores e formadores para a utilização de ferramentas digitais nos processos de ensino e aprendizagem, quer presenciais, quer remotos.
 
Os destinatários das mais de 320 ações a desenvolver são os docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em exercício efetivo de funções em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas da rede pública. Os  docentes que exercem funções legalmente equiparadas, diretores, gestores escolares intermédios e outros agentes de educação estão igualmente abrangidos pelo concurso.
 
O financiamento público para o presente concurso é de 850.000,00€ (Oitocentos e cinquenta mil euros), comparticipado em 80% pelo Fundo Social Europeu.

Fonte: Algarve2020