Algumas Lojas de Cidadão com horário alargado para serviços de Cartão de Cidadão e Passaporte
Dado o sucesso da operação “Casa Aberta”, o Governo decidiu continuar a disponibilizar mais atendimentos relacionados com a renovação e entrega de documentos. Esta medida deve-se ao facto de os documentos expirados a partir de 24 de fevereiro de 2020 só serem aceites até final do ano.
Entre 27 de novembro e 28 de fevereiro, algumas Lojas de Cidadão e balcões do Instituto de Registos e Notariado (IRN) vão ter horários alargados para a realização dos seguintes serviços:
Vão passar a funcionar de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 15h, os seguintes pontos de atendimento:
Loja de Cidadão das Laranjeiras
Loja de Cidadão de Marvila
Loja de Cidadão de Odivelas
Loja de Cidadão do Porto
Loja de Cidadão de Vila Nova de Gaia
Loja de Cidadão de Coimbra
Loja de Cidadão de Braga
Loja de Cidadão de Faro
Balcões do IRN no Campus da Justiça, em Lisboa.
Caso queira deslocar-se a uma destas lojas e balcões, pode pesquisar pela Loja de Cidadão que pretende na página Locais de Atendimento de Serviços Públicos e tirar uma senha digital.
Renovação automática do Cartão de Cidadão vai continuar
Para quem tiver mais de 25 anos e os dados biométricos estiverem atualizados, pode continuar a optar pela renovação automática do Cartão de Cidadão. Recebe em casa a carta PIN para pagar a renovação, 60 dias antes do fim do prazo de validade do documento. O envio do Cartão de Cidadão é feito igualmente por correio.
Até ao momento, já foram renovados automaticamente mais de 600 mil cartões. O IRN já está a enviar cartas PIN referentes a Cartões de Cidadão que vão caducar em janeiro.
“Casa Aberta”: 50 mil atendimentos para Cartão de Cidadão e passaporte
Nos 8 sábados que durou a operação “Casa Aberta”, de 2 de outubro a 20 de novembro, foram realizados cerca de 50 mil atendimentos relacionados com o Cartão de Cidadão e passaporte. Os balcões de nove Lojas de Cidadão e do Campus da Justiça estiveram em funcionamento entre as 9h e as 22h.
Houve ainda um aumento do recurso às senhas digitais entre quem recorreu à modalidade “Casa Aberta”, com 14% das pessoas a obter senha para o atendimento presencial de forma remota, através do portal ePortugal ou da app Mapa de Cidadão.
Fonte: Portal do Governo
