Algumas Lojas de Cidadão com horário alargado para serviços de Cartão de Cidadão e Passaporte

23.11.2021
AVISO: O horário alargado em Lojas de Cidadão e Espaços Cidadão para serviços do Cartão de Cidadão e Passaporte terminou a 28 de fevereiro de 2022 e já não se encontra em vigor.

Dado o sucesso da operação “Casa Aberta”, o Governo decidiu continuar a disponibilizar mais atendimentos relacionados com a renovação e entrega de documentos. Esta medida deve-se ao facto de os documentos expirados a partir de 24 de fevereiro de 2020 só serem aceites até final do ano.

Entre 27 de novembro e 28 de fevereiro, algumas Lojas de Cidadão e balcões do Instituto de Registos e Notariado (IRN) vão ter horários alargados para a realização dos seguintes serviços:

Vão passar a funcionar de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 15h, os seguintes pontos de atendimento:

  • Loja de Cidadão das Laranjeiras

  • Loja de Cidadão de Marvila

  • Loja de Cidadão de Odivelas

  • Loja de Cidadão do Porto

  • Loja de Cidadão de Vila Nova de Gaia

  • Loja de Cidadão de Coimbra

  • Loja de Cidadão de Braga

  • Loja de Cidadão de Faro

  • Balcões do IRN no Campus da Justiça, em Lisboa.

Caso queira deslocar-se a uma destas lojas e balcões, pode pesquisar pela Loja de Cidadão que pretende na página Locais de Atendimento de Serviços Públicos e tirar uma senha digital.

Renovação automática do Cartão de Cidadão vai continuar

Para quem tiver mais de 25 anos e os dados biométricos estiverem atualizados, pode continuar a optar pela renovação automática do Cartão de Cidadão. Recebe em casa a carta PIN para pagar a renovação, 60 dias antes do fim do prazo de validade do documento. O envio do Cartão de Cidadão é feito igualmente por correio.

Até ao momento, já foram renovados automaticamente mais de 600 mil cartões. O IRN já está a enviar cartas PIN referentes a Cartões de Cidadão que vão caducar em janeiro.

“Casa Aberta”: 50 mil atendimentos para Cartão de Cidadão e passaporte

Nos 8 sábados que durou a operação “Casa Aberta”, de 2 de outubro a 20 de novembro, foram realizados cerca de 50 mil atendimentos relacionados com o Cartão de Cidadão e passaporte. Os balcões de nove Lojas de Cidadão e do Campus da Justiça estiveram em funcionamento entre as 9h e as 22h.

Houve ainda um aumento do recurso às senhas digitais entre quem recorreu à modalidade “Casa Aberta”, com 14% das pessoas a obter senha para o atendimento presencial de forma remota, através do portal ePortugal ou da app Mapa de Cidadão.

Fonte: Portal do Governo