ANI lança relatório que retrata a inovação nacional

08.07.2021

A 1ª edição do Relatório Nacional de Inovação, projeto cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, retrata o panorama de inovação nacional. Lançado pela ANI - Agência Nacional de Inovação, o documento contempla testemunhos e exemplos das melhores práticas nestas áreas em Portugal.

O relatório apresenta informação quantitativa e qualitativa sobre a evolução das diferentes áreas do conhecimento e inovação que são trabalhadas por entidades públicas, privadas, horizontais e setoriais.

Destacam-se ainda a análise e balanço da resposta do Sistema Nacional de Inovação ao impacto da pandemia da COVID-19, assim como a observação detalhada dos Sistemas Regionais de Inovação nacionais com um estudo das características das estruturas produtivas e empresariais a este nível.

Com uma periocidade bienal, o documento pretende ser cada vez mais abrangente, agregando mais contributos e entidades parceiras. O objetivo é espelhar, de forma cada vez mais rigorosa, a realidade portuguesa no que diz respeito às áreas do conhecimento e da inovação.

O Relatório Nacional de Inovação foi elaborado no âmbito do SIAC - Iniciativa de Transferência de Conhecimento.

Fonte: Agência para o Desenvolvimento e Coesão