Apoios aos rendimentos das famílias pagos a partir de 20 de outubro

27.09.2022

Os apoios extraordinários de 125 euros por pessoa adulta e de 50 euros por cada criança e jovem, para compensar o aumento dos preços, vão começar a ser pagos a partir de 20 de outubro. As transferências bancárias vão ser feitas pelas Finanças e pela Segurança Social.

O programa “Famílias Primeiro” atribui 125 euros a residentes:

  • com rendimento até 2.700 euros brutos por mês (37.800 euros anuais)
  • que beneficiam de prestações sociais, tais como subsídio de desemprego, subsídio de doença, rendimento social de inserção e abono de família, entre outras
  • bolseiros de investigação que paguem seguro social voluntário.

Quem recebe o complemento excecional a pensionistas de valor inferior a 125 euros, vai receber a diferença.

Os 50 euros são atribuídos por cada criança ou jovem até aos 24 anos de idade (inclusivamente), ou sem limite de idade no caso de dependentes por incapacidade.

IBAN pode ser atualizado durante os próximos 6 meses nas Finanças

Caso o pagamento não possa ser feito pela Autoridade Tributária (AT) por falta de informação ou IBAN inválido, uma nova tentativa de transferência bancária será repetida mensalmente durante 6 meses. Assim, pode atualizar o seu IBAN no Portal das Finanças durante os próximos 6 meses.

Quanto às transferências feitas pela Segurança Social, se houver falta de informação ou o IBAN estiver inválido, o pagamento será feito por vale postal.

Para mais informações sobre as medidas do programa “Famílias Primeiro”, consulte a página de Perguntas e Respostas no portal do Governo.

Fonte: Portal do Governo