Atendimento sem marcação nas Lojas de Cidadão previsto para setembro

19.08.2021

As Lojas de Cidadão devem retomar o atendimento presencial sem marcação prévia e regressar ao respetivo horário normal de funcionamento em setembro. Este regresso acontecerá assim que 70% da população portuguesa tenha a vacinação completa contra a COVID-19.

O atendimento terá de respeitar as orientações publicadas no Despacho nº 8158/2021, de 18 de agosto, em termos de organização dos serviços, ocupação dos espaços e acompanhamento das pessoas.

Entre as várias indicações no acesso às lojas, incluem-se as seguintes medidas:

  • continua a ser obrigatório o uso de máscara ou viseira, bem como a desinfeção das mãos para acesso ao interior das lojas
  • as pessoas em espera (com ou sem agendamento), que ultrapassem a lotação autorizada, devem aguardar no exterior
  • não é permitido o consumo de comida ou bebidas no interior das lojas
  • a entrada acompanhada só é permitida quando indispensável
  • o distanciamento social deve ser cumprido no interior e no exterior das lojas.

A quem se desloque sem agendamento e que não consiga ser atendido, deve ser assegurado o agendamento para o serviço pretendido.

No entanto, os canais digitais e os contactos alternativos para atendimento devem continuar a ser os preferenciais, podendo ser consultados no portal ePortugal.

Conheça ainda os serviços públicos online que têm apoio por videochamada através do ePortugal.

Fonte: Agência para a Modernização Administrativa (AMA)