Autotestes à COVID-19: Resultados já podem ser comunicados online

21.05.2021

Os resultados dos autotestes à COVID-19 já podem ser comunicados online, através de um novo formulário disponível no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). O registo aplica-se a todos os casos, incluindo os positivos e inconclusivos, que, até à data, eram apenas reportados através da Linha SNS24.

Os autotestes são testes rápidos de antigénio, à venda nas farmácias e parafarmácias, feitos pela própria pessoa, em casa, para um diagnóstico mais imediato.

No entanto, as autoridades de saúde aconselham que todos os casos assintomáticos com resultado positivo ou inconclusivo devem privilegiar a comunicação através da Linha SNS24.

Se o resultado for positivo e a pessoa não tiver tido contacto com um caso confirmado nos últimos 14 dias, deve realizar um teste de confirmação, através da técnica RT-PCR.

A nova plataforma digital permite, assim, identificar se um/a utente com resultado positivo ligou para a linha telefónica nas 12 horas seguintes ao registo na plataforma. Caso não o faça, irá receber uma SMS a pedir que contacte a linha telefónica (808 24 24 24).

A notificação por meio eletrónico é mais uma forma das autoridades de saúde monitorizarem a utilização e os resultados dos autotestes.

Fonte: Portal do Serviço Nacional de Saúde